Barco

Hoje vou andar de barco. Faltam poucas horas para o dia  nascer e tenho que me apressar. Quero chegar a tempo de me fazer rodear pela cesta de verga e pela água. Estou quase pronta para sair, preparei a cesta com bolo, frutas, sumo e água, falta só a mantinha… sei que a mantinha é para um piquenique, mas este passeio de hoje merece mantinha, não é das de quadrados, levo a castanha, das riscas, acho-a confortável.

Há muito que não vou passear, e lembro-me que fiz em tempos um passeio de barco que foi fantástico, meio surreal, mas fantástico, por isso apetece-me cometer o erro de o repetir. Sei que devia escolher outro local, outro destino, mas ando sem imaginação nenhuma e o barco é realmente o que mais sinto saudades… por isso vou…

Quero ver o sol a nascer, vermelho, marcado da roupa, do aconchego da noite, observá-lo a abrir os olhos, o espreguiçar matinal… pois, sei que pode ser mal visto esse gesto, mas eu adoro ver… sinto que partilhei a noite!  

Vou buscar o meu casaco e vou…

Mas… sabes, na verdade só pensei no barco, porque pensei em ti, sei que a água é importante… sim, também sei que preferias andar de avião… mas isso não é tão fácil! Por isso, vou arriscar, convidar-te. Quero-te comigo, no barco a remos… quero ver-te acordar, pouco antes do sol… quero estar rodeada pela cesta, pela água e pelos teus braços… quero sentir contigo, na pele, a primeira carícia do sol, aquela que ele geme ao acordar tarde, por mais um dia ter perdido a lua…

46 thoughts on “Barco

  1. Oh!!
    Gostei tanto da ultima frase que vou guardá.la com carinho sob a tua autoria, claro, na minha imensa lista de frases deliciosas.

    Sim, foi uma delicia este texto.
    Imaginei um prado esverdeado imensooo, uma menina de vestido rodado às flores e cesta pelo braço. Depois visualizei o piquenique e o passeio no barco à beira rio. Depois… vi.me a mim, em pequenina, a correr entre pulos e pinotes pelo campo fora cheia de sonhos. Sendo um deles a vontade de um passeio de barco na companhia que mais desejo.

    Sabes que eu hoje vi em ti uma reacção que tive em tempos… os tais sapos dificeis de engolir. De sabor horrivel! Há que joga.los fora numa cuspidela certeira.
    Marta, “curta e grossa”.
    Sim, sra.!😉

    beijinhos

  2. Ana,
    🙂 Obrigada…

    Olha, quem escreveu o texto, foi uma menina de vestido rodado, às flores, de alças, acredites ou não tenho um vestido assim, quase sem costas, foi com esse vestido que me imaginei, por isso resolvi levar casaco, o verão está demasiado fresco, para estar só com o vestido ao nascer do sol.
    A cesta, é daquelas coisas que povoa o meu imaginário, mas que não tenho nenhuma e a manta tenho várias, sou fã de mantinhas, mas nenhuma como a descrita. Quis que o texto fosse efectivamente um sonho, um desejo, um convite.

    Mas tb me imagino dentro daquele barco com uma pessoa especial… boa sorte para nós né?😉

    Agora sapos… não gosto de batráquios, e até tentei engolir, sério que sim, mas não desceu… teve que sair. Sou quase sempre “curta e grossa”… mas o assunto ficou encerrado e isso é que importa! (já te tinha dito que era assim, a propósito do teu episódio com a “MÁdrasta”)

    Beijinhos e um bom dia…

    ps- isso da frase é uma honra menina Plim!

    Elza,

    Obrigada, tb a mim me deu vontade de ir agora ver o mar, mesmo que já tenha perdido o nascer do sol.
    Bom fds.

    Beijinhos

  3. R. Filgueira,

    Bom dia e obrigada!
    Isso das marés e dos marinheiros, além de ser algo que acredito, é tb algo que tento ter presente, qd tenho que contar até 10 (ou mais), ou morder a língua.🙂
    Mas neste caso, penso nela ,como uma forma de valorizar o marinheiro, pq é mt mais raro que as marés…

    Beijo

  4. Ola Primota,

    Este texto é uma delicia… Por vezes apetece mesmo ir… Ir para além, seguir… Passar bons momentos, daqueles deliciosos, partilhar a noite…

    Espero que o rio esteja tranquilo, que o mar não esteja a entrar por ele a dentro e a criar ondas que perturbem a viagem. Que o rio siga tranquilamente o seu rumo, que a viagem seja ao sabor da passagem das águas… sem agitações, sem mudanças de rota… E se existirem, que sejam daquelas até um refugio onde possam estender a mantinha, abrir a cesta e partilhar alguns alimentos, onde podessam trocar algumas caricias, alguns momentos de mais intimidade ou ver o nascer do sol num céu limpo e sem núvens, tranquilamente…

    Boa Viagem nesse barco da vida.
    Beijinhos grandes para ti e aquele nosso abraço

  5. Cátia,

    Bom dia querida!
    Este texto… vai ser difícil eu ficar amiga dele… tem coisas que me são importantes, coisas que quero fazer… mas tem aqui um travozinho a qq coisa que me desagrada, mas precisava escrever!
    Ao que parece, têm achado uma delicia… para eu ver como somos todos diferentes.

    Mas segui viagem, é isso que importa, num rio de águas calmas, tranquilas, espero não ter grandes marés, quero descansar por uns dias, mas quero que as águas se agitem de vez em qd. Preciso de viagens que me façam correr, preciso sentir-me estimulada…

    Mas hj, amanhã, apetece-me acampar no barco ou nas margens do rio, contemplar um nascer de sol fantástico, naquele vermelho apaixonado, quero essa partilha de noites e de dias… de momentos!

    Tem uma boa viagem tb!
    Beijinhos e aquele nosso abraço… vou dar uma voltinha rápida no nosso baloiço… não ando há mt tempo!

  6. Primota,

    Bem sei que esta viagem tem um travozinho amargo… Eu também o senti, tu sabes que sim… Sabes qual foi a opinião sobre o post, afinal tiveste uma reacção minha… E sei que não serás apaixonada por ele.. Mas o que importa mesmo é que queres seguir viagem. O meu comentário anterior foi apenas como “catia do ticho” e não como “catia tua prima e amiga” e por isso achei-o uma delicia… Segue em frente.. olha para o sol e sorri, a tua primota segue viagem contigo.

    Estás no baloiço?? hummm…. espera por mimmmmm…. chega para lá que eu vou ter contigo, apetece andar também juntinha a ti, partilhar a velha tabua, sorrir e dizer alguns disparates e até mesmo alguns segredos… Pode ser?
    Beijinhossssss

  7. Cátia,

    Oh! Pá!!! Má… não me empurres… aiiii! Eu disse nosso baloiço, mas é mais meu que sou maior!!! Daqui a pouco não te deixo andar e pronto! Puff.

    Quer dizer, espera ai… vais contar segredos?😀 vais, vais?
    Boa! Então até te deixo espalmares-me! vá conta conta…
    😉

    beijokitas!

  8. Sabes que a minha manha é muita… prometo-te segredos só para me deixares andar… mas às tantas és tu que começas a conversa na esperança que eu fale mas eu fico caladinha e vou-te ouvindo. No final, andamos as duas no baloiço, e acabaste por ser tu a contar-me coisas… Segredos?? Talvez sim, talvez nao… mas aprendo contigo, aprendo a ouvir-te.

    Segredos na altura certa saem… Será hoje, amanha ou depois.. Mas será. Não me deixas andar?? ahhhh… não me resistes… como serias capaz…??

    Faço-te o convite para passares por minha casa também, tenho lá o J.W.M. Turner…

    Beijocassss…

    ps- cá para mim a Ana ainda não acordou e nós aqui a trabalhar…ai….😛

  9. Cátia,

    Eu sei que és manhosa, estou farta de te dizer… mas enfim… fazer o quê? Eu gosto!😉

    Os segredos, vão aparecendo, qd têm que aparecer… era só eu a ver se calhava, mas já sei, abanas o chupa-chupa na frente dos meus olhos, mas depois nunca me dás😦

    Vou tentar visitar-te, mas já sabes, aqui a pilotar este dinossauro pode não ser de todo fácil!😀
    Mas tentarei!

    Beijocassssssssss

    ps- cá para mim tb… que azar o dela, não ter acordado às 7 e pouco da manhã!😀

    A propósito, Ana, um bom dia para ti!🙂

  10. Quele o chupaa??? Quele?? hummm… Não dou!! eheh.😀

    Tirei a musica do ticho, tenta passar para lá,veremos se era essa a causa…
    Beijossss e bom almoço.

  11. Primota,

    A tua provocação, finjo que não vi, acabei de almoçar e estou muitissimo bem disposta, não te ligo!😉

    Consegui ir ao Ticho, mas isso tu já deves saber!

    Espero que o teu almoço tb tenha sido agradável!

    Beijoooosssss

  12. Olá meninas!

    Toda a manhã vos ouvi conversar…. mal dormi.😛

    Já viram como está um dia lindo hoje? hehe

    Bem, Marta, em relação ao vestido também eu tenho um desses sem costas!! haha

    E também notei no final do texto docinho uma pontinha amarga… mesmo, mesmo no final. Aquela frase do sol, mais uma vez, não ter visto a lua. Já viste que namorados mais desencontrados?
    O amor, de facto, tem que ser imenso para ultrapassar isso…

    Ai, ai, mas já repararam BEM no ceu hoje?
    Está um azul diferente.😀

  13. Ana,

    Se nós soubessemos tinhamos falado mais alto, ops desculpa, baixo!😛

    O sol e a lua amam-se, tlv por serem diferentes… ou apenas porque sim, qd se tem que ter um motivo para amar, eu desconfio logo… eu amo porque sim, não escolho, nem sequer gostava de poder escolher, certamente escolhia tudo mal. Mas voltando ao sol e à lua, andam desencontrados sim… mas já pensaste, como serão intensos aqueles raros encontros em que a lua se “encosta” no sol, e nós ficamos no escuro, só para não os podermos espiar?
    Hummm… devem valer por tudo, para merecerem a espera e os desencontros diários!

    O céu está lindo sim… mas o teu azul é que deve estar diferente!😉

    beijinhos.

  14. Malandras! Eram voces na conversada, o meu cão que não parava de ladrar e a minha avó a falar ao telefone… que é uma coisa escandalosa =S
    Ou não fosse ela surda hehe

    Quanto ao amor do sol e da lua é realmente muito intenso. Aqueles raros encontros devem por o ceu em alerta!
    E as estrelas, sabes que lhes dá brilho? São os amantes enamorados escondidos na noite🙂

    E a calma reina de novo no país das maravilhas!

  15. Primota, ontem disseste que eu podia sentir-me em casa, que podia deitar-me no sofá… Bem, mas claro com a condição de que quando chegasses eu levantar-me-ia. Pois bem, como imagino que não estejas… cá vou eu deitar-me um bocadinho… e aproveito na conversa com a Ana…

    Ana, não te deixamos dormir e só apareces a esta hora?? Aiii.. entao e se deixassemos? Bem, aparecias à hora do gelado novamente, estou a ver… Andamos aqui nós suadissímas de tanto trabalhar e tu na cama… ah pois… esqueci-me… nao conseguiste dormir…

    Quanto à conversa do sol e da lua só me faz lembrar a musica “0h lua..” em que “O Sol e a Lua combinaram um dia um encontro, porque se dizia completavam-se um ao outro. O Sol, teimoso como sempre nasceu resplandescente desposto a conquistar, pensado que em qualquer rua estaria a Lua para o abraçar”… Mas olha, a lua não apareceu… As mulheres são tramadas…😛

    Quanto ao resto nao percebi… mas também não devi ser para perceber…

    Beijossssss para as duas

  16. É verdade, não me deixaram dormir… por isso é que só acordei as 13h e tal😛

    Por acaso também me lembrei dessa musica do sol e da lua… é um amor luminoso o deles, n é? ai ai…

    Ontem não comi geladinho, mas comi bolinhos… muitos… tive num aniversário, sabem como é😛
    No entanto, em troca, ganhei uma dor nas costas por andar a fazer de gato para as crianças… ao que uma pessoa se sujeita para ganhar umas fatias de bolo hehe

    beijinhooos!!

  17. Ana e Cátia,

    Pois é eu tenho que fingir que trabalho um cadito. Fiquem à vontade que eu já vos apanho.

    Essa musica do sol e da lua eu não conhecia😦 (quer dizer, não conheço). Mas qd a lua se “encosta” ao sol primota… bem… não é ainda para a tua idade😉 um dia a prima explica pode ser?😀

    Beijinhos às duas, se já não vos apanhar por cá irei lá às vossas casas desejar um bom fds.

    R. Filgueira,

    Já tenho ouvido (muitas vezes) que uma “lady” não convida, não sei bem qual é o meu caso, ou não sou uma “lady”, ou sou mt desobediente (tb posso ser burra, mas essa hipótese prefiro ignorar)…
    Aproveito para perguntar, se não podia convidar, como faria? Esperava que ele me convidasse?

    Já em relação ao marinheiro, eu estou a acreditar que é um marinheiro à séria… ficaria mt desiludida se afinal fosse marinheiro de água doce.

    (A parte final, tenho que confessar, não entendi :S o que quer dizer barbeira?)

    Beijo

  18. Primota,

    Decidi que não iria comentar mais aqui porque queria o comentario na minha casinha. E FICO A ESPERA… mas venho aqui fazer uma observação no teu comentario à R. Filgueira. (tanta coisa de ensinar e eu é que tenho que vir ensinar-te umas coisas…) Tu dizes: “ficaria mt desiludida se afinal fosse marinheiro de água doce”. MAS O TEU POST NAO SE PASSA NUM RIO?? Mas no rio só há agua doce….!!! (tirando nos efluentes quando o mar entra pelo rio dentro). Aiiii…

    Quanto à musica… não é para a tua idade… é sub 25 anos…😛 (estou a esticar-me eu sei… mas assim pode ser k fique uma gigantone como tu…)😀

    Beijooooosssss… e abraço apertado….e votos de bom fim de semana… com o marinheiro!😉

  19. Bom fim de semanaaaaaaaaa!!!
    Weeeeee!!

    Eu quero praia, sol, carinhos e beijos sem fim…

    Desejo o mesmo. Em dobro se possivel! hehe

    Beijinhoooooos

  20. Quem me dera ter primas assim !!!
    Voltando a pesca – quer no rio ou no mar – a pesca a linha requere paciencia… porque na de arrasto sai de tudo …
    Quanto ao va por mim … ja sao uns aninhos…
    um xii, rosarinho – pras amigas

  21. Gosto e andar de barco… Não fosse eu filha de pescador🙂
    E mar… mar é comigo…
    Vestidinhos nem tanto.. Mas cestinhas de piquenique é comigo! o cenário que descreves é digno de um sonho lindo…
    Gosto de te voltar a ler!

    um beijinho =^.^=

  22. Cátia,

    Não me levantes a voz, se o fazes não vou!!! BEMMMMM!!!
    Agradeço a tua observação… mas olha lá, então o homem não pode ser um marinheiro à séria, só pq vai cmg ao rio (que sim, tem água doce)?! Eu é que não gosto de grandes ondas!😛

    Se a musica é sub 25, está óptimo, eu fiz 22😀

    Bom fds tb para ti querida!
    Eu já aqui tenho o marinheiro, acho que vou andar de barco!

    Beijinhos e aquele abraço!

    Ana,

    Bom fds tb para tiiiiiiiiii!!!🙂

    Eu não gosto mt de praia, a areia tira-me do sério e não tenho paciência para me plantar ao sol… é escusado, não me aguento nem 5 minutos… mas quero arejar as ideias.
    Os carinhos e beijos… são bem vindos!

    Espero que esses teus carinhos sejam como desejas!

    Beijinhoooossssssssss!

    R. Filgueira,

    (guardarei a informação do nome Rosarinho para mais tarde, parece-me mais seguro, mas foi uma informação simpática!🙂 )

    A família aqui é muito querida, sempre a quererem-me ensinar que os rios têm água doce!😉

    Mas falando da pesca, a coisa é simples, se o vejo a pescar de arrasto, enrolo-o nas redes e atiro-o ao fundo… aliás, parece-me mesmo que se ele quiser andar de barco a remos, tem que largar a pesca!
    Acredito plenamente que me possa explicar/ensinar umas coisas e eu até gosto de aprender!

    Beijo!

    Ah! E um bom fds!

    Catarina,

    É um prazer receber-te, sabes disso!
    Eu gosto de água, pq me acalma, como vivo perto do rio, qd preciso de paz, é um dos locais de eleição.
    Este texto é mais ou menos um sonho…

    Desejo-te um bom fds!

    Beijinhos!

  23. Primeiro que tudo, não te rias do meu nome se faxóvor. Mas já me confundiram com uma alentejana mais do que uma vez e isso faz mal às minhas humildes costelas francesas..

    Segundo, entre os textos que li, teus, este está entre os que mais gostei. Porquê? Porque para mim, um texto deve tocar a ponto de me transportar mesmo que uns segundos, para uma dimensão diferente. Este fê-lo.

    Terceiro: que tal uma viagem de barco até ao Alentejo? desde que vás tu a remar loll

    Beijo ó Marta sublime.

    (Tu postas à velocidade da luz grrrrr)

  24. hahaha

    *Marta estrelada*,
    😀😀
    É impressionante, consegues sempre arrancar-me uma gargalhada! Está excelente! A Alentejana sou eu, mas já vi que nos confundiram, vou pensar num nome, mas sei que ficará mt fraquinho em relação a este…

    Obrigada, este texto é mais pessoal, deve dar para perceber, mais um sonho, um desejo… vamos ver, o nascer do sol está quase aí… são só mais umas horas😉

    Até ao Alentejo vou, o barco tem rodas e eu vou ao comando, se quiseres dou-te boleia, bora lá?

    Agora diz-me lá, qual de nós é a Marta sublime? moi? hiii modesto se usa-se este nome lá na tua casa😀 !!!
    A mim pareces-me sempre sublime ó *Marta estrelada*!

    Eu sou Alentejana de coração, mas tenho uma velocidade… hiii…

    Bom fds *Marta estrelada*😀 (lindo)
    E respondendo ao que dizes lá, és uma querida pois, havia alguma duvida?

    Beijoooooooo.

  25. Andar de barco traz-me a ideia de enjoo… mas também evoca os deliciosos episódios das travessias de Jesus com os discipulos no Mar da Galileia.
    Por momentos recordei as primeiras férias da minha vida ( em Novembro de 2006 nos Açores), a travessia do Pico para o Faial, os amigos, as conversas…
    Novamente me esqueci que estou a fazer um comentário, desculpa o meu atrevimento.
    Falas em passeio de barco, em cesta recheada de coisas boas, na companhia que te agrada, quase me apeteceu saltar para o barco contigo mas…
    Deliciei-me com mais este texto, beijinhos.

  26. Barco…
    também tenho um desejo que está a tardar em concretizar… nunca mais vejo a hora…
    atravessar a ria formosa todos os dias durante uns diazitos… tá quase…

    Jinhos
    bom fim-de-semana

    Fa-

  27. Olá querida,

    Sei que não andarás muito por aqui, pelo menos não a esta hora… Mas venho aqui dar-te um beijinho e desejar-te uma optima semana.

    Andaste de barco este fim de semana?? ai… ke bommmm…..😀
    Beijinhos grandes e um abraço apertado para a viagem.
    😉

  28. Às vezes, não dá mesmo para resistir ao “erro de o repetir” e embarcamos nas mesmas aventuras, cedendo ao pecado das expectativas. Não nego o quanto isso tem de ingénuo e encantador.

    Gosto de romantismos.

  29. Confesso que barcos não me dizem muito. Andar de barco menos ainda. Acho que faz parte do meu medo em relação à água. É que a Carracinha nada muito mal. É até caso para dizer: A Carracinha não sabe nadar iô!!!!

    Mas ao ler este texto, a forma simples e bonita como o escreveste, fez-me até sentir desejo de pôr para trás esse meu medo e partir num passeio desses…Quem sabe num dia destes não me arrisco a faze-lo?

    Beijocas

  30. Viriato,

    Não achei atrevimento que falasses das tuas férias, e muito menos ao falares dos episódios das travessias de Jesus com os discípulos no Mar da Galileia. Os comentários são para isto mesmo, trocar ideias, nada mais natural do que falarmos do que experiênciamos ou acreditamos.

    beijinhos.

    Fa,

    Espero que esse teu desejo se concretize, sem tardar mt mais!

    Beijinhos.

    Cátia,

    Olá primota, não ando mt por aqui, mas sempre vou andando.
    Pode dizer-se que sim, fui andar de barco, mais ou menos… e foi bom sim! Muito bom, não fosse eu estar a morrer de sono e teria sido melhor ainda, mas isto de me levantar de madrugada, nem sempre corre lá muito bem!😉
    Agora ouve lá, que raio de comment é este?
    “Ela sabe nada bem…” – eu sei TUDO bem!!! Oh pá!!! 😀 estás perdoada só por 2 motivos, primeiro, pq acredito que querias dizer que nado muitíssimo bem, o que não é de todo verdade, mas uma mentirinha inocente, para descansar a *Marta estrelada* justifica-se, e segundo pq não te resisto! ;P

    Beijinhos para ti e nós vamos falando, abraçooooo!!!!

    *Marta estrelada*,
    😀 Calma mulher, está tudo bem… não sou perita em natação, mas o barco não se virou!🙂
    Eu vou andando por aqui, meio de férias, meio por cá!

    Beijinhoooooosssss!

    Carracinha Linda,

    Espero que as tuas férias tenham corrido bem, agora sou eu que estou de férias!😀
    Arrisca pois, qd vencemos os nossos medos, fica tudo mais saboroso!

    beijinhos.

  31. Bommmm diaaaaaaa!!

    Ainda bem que correu tudo bem… E que foi bom… Quanto ao sono… bem, nada como exercicio físico para acordar😀 eheheh.

    Sim, no outro comentario queria mesmo dizer “nadar”.. mas saiu nada… bem, se calhar fugiu-me a boca para a verdade… (ai… estou a esticar-me eu sei… ). Mas fico feliz por saber que nao me resistes, e por isso posso smp ir esticando… até um dia!!😛

    Vamos falando sim… boas continuações!!
    Beijooooosssssssss e abraço apertadinhoooo

  32. Martinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    Não te afogaste mulher? haha
    Senti a tua falta por aqui… mas pronto se o motivo foi bom, estas perdoada😛

    Espero que esteja tudo bem contigo.

    beijinhoooos!!!!

  33. sabes é um prazer enorme ler-te, escreves com uma tranquilidade um sonho ou uma realidade que quem ama quer ter.
    beijo grande

  34. Olá Marta,

    Não te visitava faz mto tempo…, demasiado tempo…

    Gostei muito do que li, aqui…,

    Vejo e sinto que continuas iluminada…

    Espero que esteja tudo bem contigo

    bjs

    W.

  35. hi there friend…
    saudades de tu…
    queres ver?
    VEM DAI VAMOS RIR UM POUCO…
    TENHO HISTORIAS PARA TE CONTAR…
    HEI … VEM DAI…BEIJO IMENSO…

  36. Cátia,

    Boa noite linda! Obrigada!
    Tudo de bom para ti… o melhor que desejes!

    Beijinho grande para ti e aquele abraço!

    ps- tenho saudades!

    Carracinha Linda,

    Obrigada. E cá estou eu a dar noticias!😉
    Fica bem tb.

    Beijinhos!

    Ana,

    Agradeço a vossa preocupação… não me afoguei!😀
    Vou andar intermitente, mas de vez em qd sinto a vossa falta e cá venho eu, dar umas beijocas e matar saudades!

    Tudo de bom.

    Beijinhos

    ps- se estou perdoada até vou dormir melhor!😉

    Bia,

    Obrigada! Como nunca aprendi a escrever, a escrever bem, como os que o fazem a sério fazem, escrevo com o coração… isso implica sonho, amor, mágoa… escrevo com o que vai cá dentro!

    Beijinhos!

    Wolfhunter,

    É bom ter-te por cá, e não vens pouco, vens qd tens vontade, gosto que o façam assim, apenas qd faz sentido!
    Eu não sou assim tão iluminada, mas estou bem… espero que ctg tb esteja tudo bem!

    Beijinhos!

    Bruno,
    😀 Oláááááá!!!

    Que bom ter-te de volta! Tenho saudades tuas sabes?
    Irei até aí sim, se não for antes de dormir irei amanhã! Quero saber essas novidades!

    Beijo grande, cheio de saudades!

    ps- tb gosto de tu… tu sabe!😉

    Gk,

    Bem… este teu comentário deixa-me sem palavras… obrigada, mas como já disse mtas vezes, não tenho qq formação nesta área, seria um fracasso, praticamente uma impossibilidade…

    Beijo!

Deixe uma Resposta

