Aparências

Dançar sempre me libertou, mesmo quando vivi aprisionada. Permitir que o corpo siga o ritmo, se enrosque na melodia… nenhuma outra coisa me liberta da mesma forma!
Os olhares em redor sinto-os cravados em mim, sinto que alguns me entram pelo vestido pérola, sinto a delicadeza com que uns abrem o fecho e a brutalidade com que outros o arrancam… idiotas…
Vou sorrindo, por vezes divertem-me, mas hoje, talvez pelo cansaço, apenas os desprezo a todos. Bem, não a todos, na minha frente, tenho o homem mais fantástico que algum dia conheci. Um homem que me amou, pelo que eu sempre fui e não pelo que parecia ser… um homem que ainda hoje ama a essência, e não a mulher bombástica que os outros invejam. Para ele o meu sorriso, o meu amor, a minha incondicional admiração. Faz-me feliz o homem com quem casei… casei… esta palavra simples sempre me suou tão bem… sei que casar não é o termo correcto legalmente, mas a mim, a nós pouco nos importa… é assim que o sentimos. Relembro o dia, em que me vesti de princesa, numa festa intima, com alguns, poucos, amigos e declarei perante eles que estava diante do homem pelo qual atravessaria desertos, escalaria montanhas, enfrentaria tufões…
Que incómodo, não param de me olhar… olhos gulosos… em tempos não foi assim… idiotas…
Sinto-me cansada, preciso dormir, aninhar-me nos braços de quem amo. Por aqui, acabaram com a minha festa!
Dirijo-me a ele, a sorrir, não quero que sinta por onde divago em pensamento… nem todos os dias é assim, não, por vezes até me divirto… talvez um dia, um dia em que não esteja tão cansada… talvez um dia, eu grite que nasci longe daqui, numa terra pequena, demasiado pequena… talvez um dia eu conte, que a mulher por quem babam… nasceu mulher, num corpo de homem!

60 thoughts on “Aparências

  1. Ola primota,

    Grande texto… Quem o lê fica a impressão que te estas a repetir com o anterior… Mas quem te conhece bem, sabe que iria terminar de forma bem diferente… e cá está!

    Existem pessoas que nascem com uma insatisfação, com um mal estar dentro delas… Uma inadaptação que vem desta angustiante diferença… homens em corpo de mulheres, ou mulheres em corpo de homens… Quantas mulheres que fazem babar tantos homens, e quantos homens que nos fazem olhar “discretamente” não nasceram num corpo errado? Que possamos ser livres num mundo livre… sem criticas e ofensas… sem marginalização.

    Quanto ao comentario passado, sabes que não é exagero… Sei que podes ser bruta sim, já o experimentei (sei que talvez de forma ainda assim suave), mas também sei que poderás ir para algures no outro extremo… eu sei que sim… (eu sei que tens a tua reputação a manter, agora tens que te esforçar mais… ehehe.

    Beijos grandes e um abraço

  2. Ohhhhhhhhh… mas então o que é isto? Já sei, mais um belo texto😉 Também estou como o resto da malta… com esta eu não contava.
    Gostei, acho engraçado a mescla de sensações que provocas… Quando o comecei a ler, pensei que irias dar a outra visão, a da mulher… e deste, só não contava era com o “brinde”😛

  3. Primota,
    🙂 Pois… eu queria repetir-me o suficiente, para ser entendida, mas terminar diferente, pq o que se vê… enfim, aparências… é por isto que acho, que o coração, que se diz cego, vê muito melhor que os olhos! Bem… tlv nem sempre…
    Sabes, aprendi recentemente, que se pode amar o que não se vê… pela essência… e que é muito melhor… os olhos enganam muito!
    Que possamos TODOS, ser verdadeiramente livres, que consigamos, TODOS, não marginalizar!

    (se fosse hoje, teria sido mais bruta… já gosto mais de ti!😉 )

    Beijinhos grandes e aquele abraço!

    Fa,
    😀
    Pois… nem eu quando escrevi o post anterior… mas hoje tive vontade que fossem assim… guerreiros!

    Beijinhos!

  4. Cdesag,
    😀
    Como já disse à Fa, nem eu contava!
    Mas… nas ultimas horas tenho recordado algumas coisas… e lembrei-me de “ver sem ver” (lembras?), das surpresas e “brindes” que isso nos pode dar!
    E ainda tive o “brinde” de me poder expressar pela liberdade!

    Beijos!!!

  5. Então deixa lá ver se percebi…

    O último post falava sob a perspectiva de um homem que observava uma mulher deslumbrante que vestia um vestido pérola e dançava sendo alvo de olhares de outros homens.

    E o post de hoje é a versão vista pela mulher. Com o pormenor de que essa mulher teria nascido homem.

    Está simplesmente fantástico. Um desfecho algo inesperado.

    Sabes o que retive destes 2 posts? Que o que importa acima de tudo é o Amor e admiração que 2 pessoas sentem uma pela outra. Independemente de uma delas ter nascido aprisionada num corpo errado. E ninguém deve ligar a aparências. Gosta-se de alguém pelo que a pessoa é, não por aquilo que já foi ou aparenta ser. Todos deveríamos saber agir assim.

    Beijocas fofas

  6. Carracinha Linda,

    E entendeste muito bem!😀
    Mas isto não teria piada se fosse eu a dizê-lo directamente!😉

    Não era esta a intensão ao escrever o primeiro post. Era apenas um casal feliz… hoje são um casal feliz, que vê além do que os olhos alcançam!
    Viveríamos num mundo bem melhor, se agíssemos assim…
    Tenho confiança, um dia chegamos lá!

    Beijinhos!

  7. O importante é sim amarmos.. não importa o que envolve, esse envolcro que atrai tanto preconceito.. O importante é o que se sente e tu conseguiste muito bem transmitirmo-nos isso!

    Um beijinho e boas escritas.

    =^.^=

  8. Catarina,

    É isso mesmo, ou se ama, ou não se ama… e quando se ama, não é pela beleza estonteante, não é pelo que a pessoa tem… ía dizer que se ama pelo que a pessoa é, e até acredito que em mts casos é isso, mas há mts outros em que se ama e pronto! É pq sim!

    Beijinhos!

  9. HAHAHA!
    Opa tive mesmo que me rir… como sempre um final impensável!!

    Fantástico Marta!

    beijinhos

    Só uma coisa o marido soube desse seu passado? Para muitas pessoas, o passado é apenas isso: passado. Mas para outras tem uma importância estrondosa!

  10. Ana,

    Sim, claro que o marido sabe! Amou-a ainda aprisionada num corpo que não sentia seu!

    Aqui está o trecho em que ela o explica:

    Um homem que me amou, pelo que eu sempre fui e não pelo que parecia ser… um homem que ainda hoje ama a essência, e não a mulher bombástica que os outros invejam.

    Ainda bem que a diverti menina Plim! Fico contente!😉
    Obrigada!

    Beijinhos!

  11. As aparencias visiveis, aquelas que nem todos veem mas que que alguns conhecem, não é por certo o mais importante. Não importa tanto se enganam ou não… Que diferença faz se se é bonito ou feito, homem ou mulher quanto depois são frios por dentro?

    As aparencias… Aquelas que aparentamos ter por dentro, essas sim… Muitas vezes enganam e são as que mais fazem sofrer… São essas que magoam. É da minha aparencia interior que mais cuido. É essa que eu espero mostrar sempre realmente como sou… É essa que não quero enfeitar com objectos falsos porque um dia cairão e ficará a descoberto o que sou. Sou o que sou… Nem sempre aquela terna menina, por vezes fria tambem… Mas sou assim e dou a conhece-lo por vezes tambem. Sofro e magoo-me… magoam-me… E quando assim é, tenho duas alternativas: ou perdoo e esqueço (definitivamente), ou desprezo e acabo por esquecer… a pessoa.

    A minha aparencia não engana… espero que não pelo menos… sou o que sou… Os que me amam, amam-me assim… o que me esperam por outra aparencia, aquela enfeitada pelos objectos falsos, esqueçam-me por não sou assim.

    Desculpa primota, mas apeteceu-me falar… não sei se é o lugar (provavelmente não é), mas com o titulo deste post pareceu-me a altura certa pelo menos… Esta casa é um pouco minha tambem, eu sei (apesar de saber que quem manda és tu :P) e por isso apeteceu desabafar com as paredes… Fica aqui um pouco de mim, para ti e para todos os que me quiserem ou estiverem a tentar perceber…

    Beijinhos grandes só para ti

  12. Não tinha reparado nesse excerto… ou melhor reparei, mas li a correr e não o assimilei.

    E o amor é isso mesmo! Amar as diferenças, sejam elas quais forem.

    beijinhos

  13. Cátia,

    Desabafa sempre que queiras, a casa é muito tua tb, evidentemente sem esquecer que sou eu a ditadora, desta democracia!😉
    Quanto a mim, entendi! Julgo que, se o alguém a quem estas palavras tocam ler o comment… tb as entenderá!

    Beijinhos e um abraço daqueles para ti!

    Ana,
    😀
    Ah pois é! Lê-se na diagonal e dá nisto! hahaha😀

    Beijinhos!

  14. Ora, ora… vamos lá animar esta gente!
    Então?
    Está um dia tão bonito lá fora. Um sol tão quentinho. Vamos comemorar a vida!! A oportunidade que temos de sentir aquele sol e ver aquele ceu azul por cima das nossas cabeças.
    😀

  15. Bem, menina Plim… Estava a ver que não. Poças… isto anda muito serio… ai… Primota, vamos la animar… esta um optimo dia la fora, ceu azul e… pois… bem, estou a trabalhar.. mas isso sao pequenos pormenores.. hummm.. nao tao pequenos, mas pronto(s)…

    Lets go party que amanha os pais ja estao de regresso à casota…. ups, o trabalho chama… nao vai ser possível, mas fica a ideia.

    Quanto ao comentario, nada mais há a acrescentar. Sei que o alguem nao entenderá (ou pelo menos dirá que não) e se o entender, perceberá tudo errado.

    Beijosssss para as duas…

  16. Eu também estou a trabalhar… pra engorda😛
    Mas daqui a bocado tenho de voltar à minha rotina de dona de casa… senão a mamã dá.me tau tau quando chegar.😛

  17. Peço desculpa se te ofendi plim.. claro que tas a trabalhar… ai que cabeça a minha…😛

    A marta é que está a trabalhar tanto que nem aparece por cá… ou entao já foi até à praia… Sabes, o Tejo tem tem assim uma água translucida, que dá vontade de tomar banhinhos… ai que vontade…😛

    Bem, sabendo que ela é a ditadora cá do sitio nem me atrevo a continuar com a conversa… Fiquem bem…
    Beijossss

  18. 😀

    Olá meninas!

    Por acaso até estava a trabalhar😦
    Estejam à vontade!
    (Mas não fiquem a pensar que me cansei muito… já estou em casa!😀 )

    Menina Cátia, os banhinhos no Tejo, ficam para um dia que estejas cmg! Como aprecias, eu estou aqui mesmo ao lado dessa praia!😉

    Beijinhos às duas!

  19. Olá!!
    Estou passando por aqui para dar meus parabéns
    pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
    Seu blog é muito original, parabéns 2x!
    rsrs…
    Boa semana!
    =]

  20. girissimo esse texto quase parece a storia da vida cum grand’amigo meu gostava de ter tido mas nau consegue!!!
    na vida deveriam-os puder fazer assim, o sexo também pode ser na mente nem tem de sere madeira, tu vais veres que consegues ele se gosta vai gostar de qq moda

  21. Querido Creonildo,

    Acha girissimo o seu cumentario!
    Nau se priócupe, seu grand’amigo ainda vái tere storia assim!!!

    o sexo nau sei se ele gosta de qq moda… nem lhe vou perguntar, vai que é um moda istranha… melhor num arriscar!

  22. Olá Marta,

    Mais um dos teus típicos textos, gostei🙂 E com um final inesperado… ou diferente!
    Que o mundo seja livre para amar, independentemente de mulheres nascerem no corpo de homens, ou homens no corpo de mulheres.. Que não seja preferível esconder, ao mostrar a realidade.. Que a sociedade não incumba o fingimento..
    O aparato vai reinando por aí, mas a essência é só uma.. E acaba sempre por vir ao de cima..

    Beijinhos

  23. Este teu texto, agora assim de repente, fez.me lembrar uma musica (que eu não estou a ouvir nem nada) de Daniela – a Mercury – que diz:

    “Esse João é Maria
    Essa Maria é João
    Por trás da fantasia
    Noite passa por dia
    Mendigo vira barão”

    [Por trás da fantasia]

  24. Patrícia,
    🙂 Inesperado… acredito. Meu tb é certamente.
    Seria bom, não ser necessário esconder algumas origens, mas como sabemos ainda não é… infelizmente, cabe a cada um de nós, fazer com que as mentalidades vão evoluindo.

    Mas sim, o que cada um é acaba ser por se revelar!

    Beijinhos!

    Ana,

    Hoje? HOJE? e qd eu não estou em grande? Aiiii!!!
    😀

    [Por trás da fantasia] … hum…

    “ai qui sustuuuu!!!”😛

  25. AI QUE TRES SE JUNTAM AQUI…
    VOU TOMAR UM DUCHE ENQUANTO ME RIO SOZINHO…PARECE-ME ABSOLUTA VERDADE QUE NO NOSSO MUNDO…TRANSPARECE QUE SOMOS A FACE DO MESMO…MAS SE OLHARMOS FIXAMENTE O FUNDO MAR…A LOGICA ENVIA-NOS PARA UM MUNDO APENAS SUPERFICIAL OU A SUPERFICIE…E TDS AS ARVORES CRESCEM LA EM BAIXO …COMO NA NOSSA SUPERFICIE…QUEM SABE NAO SOMOS APENAS LAGOSTAS OU OSTRAS DE UM OUTRO MUNDO QUALQUER….ISTO TD PORQUE VOU TOMAR UM DUCHE…ATE JA…SOU CAPAZ DE VOLTAR…BEIJO MARTA

  26. Ana,

    Com essa musica, foi o que me lembrei!😀

    Bruno,

    Vamos por partes…

    Ai que 3… hum… obrigada, isto sem duvida deve ser elogio!😉
    Vais tomar um duche, isso fica-te bem… o rir sozinho… bom… podia ser pior!😀
    Acho que querias dizer algo como, o que se vê está à superficie, a nossa base, essência (raíz) está escondida…
    Agora… lagostas e ostras?😀 tb fico a rir!
    Toma lá o duchito e se quiseres volta!

    Beijo.

  27. Primota, avisaram-me que estavas por aqui e por isso vim aqui muito rapido… Não.. nao me vou meter na conversa (vou tentar resistir)…

    Mas queria perguntar-te se te posso roubar um post antigo… Deixas?

    Beijooooossss

  28. 😀

    Deixo pois primota!
    Usa e abusa!
    O não te meteres à conversa, se é para trabalhares acho muito bem!😛

    beijocas

  29. Trabalho? humm.. que é isso?😉 Vou roubar entao… (achas que nao vinha aqui ver a resposta?😛 )

    Pensava que era o ultimo dia sozinha em casa, afinal… os pais so vêm na 5ª feira. A festa cá em casa fica adiada para amanha…😛

    Quanto ao Bruno… Tive noticias para da borboleta… Deixo-te that special one… Sabes que estou contigo sempre.

    Beijossssss para os 3

  30. Cátia,

    Pois… fiesta!!!😀

    (eu já nem pergunto para que queres digo logo que sim… ai ai… sou tão boazinha!)😉

    Beijinhos!!!

  31. Boa dia primota,

    Gosto de te ter na minha casa… É uma honra para mim. Respondi-te por lá… Hoje venho aqui apenas para te dar um beijinho. Estarei no calor do Alentejo e por isso nao te visitarei durante o dia. Espero que o dia te corra bem, e que tu propria (e os que passarem por aqui, em especial a dona Plim) se portem com juizinho tambem.

    Um dia feliz… (nao tao feliz porque nao terás a minha companhia, mas pronto…😛 )
    Beijinhosssssssss

  32. Cátia,
    😀
    Que inveja… eu tb quero irrrr! Oh pá! Bolas!!!

    Faz uma boa viagem primota, e tem um dia feliz! O nosso por cá será sempre menos rico sem te termos, mas tentaremos portar-nos mal, digo, bem!😉

    (eu já vi a tua resposta!🙂 )

    Beijinhos e aquele abraço!

  33. Cátia, o beijinho foi recebido e retribuido🙂

    Vem preparada mulher… que hoje tá um calorão daqueles. Quanto ao portar bem, o que é isso?😛

    beijinhos para as duas. A Plim vai almoçar.

  34. Ana,

    Por aqui tb está calorzito! Mas eu preferia estar aí e a passeio!😀

    Tenha um bom pequeno almoço menina Plim!😉

    Beijocas

  35. Ana,

    Oh!😦 tb não consigo…
    Bolas, chega pra lá que eu atiro-me contigo!

    Psiu, ouve lá, achas que esta coisita de 2cm se pode chamar de degrau?

    Claro que pode pois… cabeça a minha, vou contar até 3, depois saltamos!

    Até…..

  36. O QUE É QUE SE BEBE AQUI????

    Pronto.. ficou tudo perturbado com a minha ausencia e atiraram-se do degrau abaixo… isto com a nossa altura é perigoso… no minimo um traumatismo craneano… bem, mas eu cá consegui entrar na casa da plim, por isso nao me vou atirar… epaahhh… que chato.

    É do Alentejo Plim? Opahh qualquer dia combinamos um peixinho grelhado.. (sim eu sei que é uma especalidade do alentejo.. ehehe)

    Hoje foi a vez de Nisa… (Mas o calor, nem por isso… e tava vestida a Sra Eng…) Qualquer dia mudo-me para o alentejo…

    Beijinhooosssss para quando acordarem do choque da queda… 😛

  37. HAHA!
    Só parti uma unha… nada de especial… a Marta é que não sei… não diz nada. Vai na volta ficou inconsciente :S

    Os blogues reuniram.se para me chatear, mas não durou muito que eu ameacei.os com um virus! hohoho

    Sim Sra. sou alentejana das bandas de Évora. Combinamos um peixinho e umas migas (baaaah!!)
    No entanto palpita.me que mais depressa vou eu a Lisboa que voces vem a Évora😛

    beijinhos!!

  38. Menina Plim, se quer saber, vou muita vez a Evora em trabalho… De facto, para a semana vou 2 vezes a Evora mas como vou sempre com o meu boss e a minha orientadora… Fico a espera da nossa noite de cantoria…

    Isto de comer peixe no Alentejo é complicado.. Hoje foi peixe do rio… bem, na verdade nao comi quase nadda… há com cada um… baaack.

    Primota, tas bemmmm? tou com medo que tenhas partido 2 unhas e perdido 3 cabelos… ai…

    beijossssss

  39. E eis que eu regresso bela e poderosa!
    Quais unhas partidas, quais cabelos perdidos!
    Eu não sou uma fracalhota qualquer… eu não me deixo cair por qualquer coisa!!!
    O que acontece é que tenho vertigens, e estava eu a começar a contar até 3, deu-me uma tontura e tive que ir ali ao cafézito recuperar… mas agora ia saltar, que eu não sou de cobardias e enfrento o perigo com um sorriso nos lábios! Escalo degraus todos os dias! Ah pois é!!!😉

    Beijinhos pras duas!

  40. post forte na sua essência pelo tema…
    gostei.
    sempre poderosa a tua escrita…!
    como diria, e bem, a autora “tlv um dia…tlv um dia…”…

  41. Começa a ser repetitivo este tipo de comentário mas como muitos antes de mim disseram … por este sinal é que eu não esperava…
    Importa reter a mensagem passada, muitas vezes aprecia-se em demasia o continente desconhecendo o conteúdo, isto é, por vezes saliva-se com a beleza exterior esquecendo que o que conta de facto não é só a beleza aparente mas o coração que habita essa beleza.

    Beijinhos do e no coração.

  42. fontez,
    🙂
    espertinho!!!

    Viriato,

    A mensagem é essa, ou tb essa!
    Podemos tirar várias acho eu…
    Mas confesso, assim baixinho, para que ninguém ouça, que me deu um certo gozo, aniquilar as fantasias dos meninos que leram o pérola!😉

    Beijinhos!

Deixe uma Resposta

