aliso a toalha

Aliso a toalha.
Não é que esteja enrugada, mas o tempo passa melhor quando estou distraída.
Aliso a toalha.
Os movimentos de outrora, já não moram por cá. Restam-me estes dias de repetição muda.
Aliso a toalha.
Passo aqui os meus dias, nesta cadeira, nesta mesa. Também vejo televisão… mas só de vez em quando.
Aliso a toalha.
Às vezes perco-me nos seus desenhos, nas figuras, nas cores debaixo dos meus dedos, gosto de fixar os olhos neles, até deixar de ver as rugas e voltar à minha meninice…
Aliso a toalha.
Muitos dias, conto-lhe as minhas memórias, ela ouve, fica atenta enquanto a afago, permite-me o carinho. Ela não se cansa de mim, não se enoja, não me apressa….
Aliso a toalha.
O queixo treme-me um pouco, mas os olhos já não deitam lágrimas… vivem marejados, num nevoeiro que tarda em levantar. Até lá, vou estando aqui… e…
Aliso a toalha!

95 thoughts on “aliso a toalha

  1. Ai Marta… este texto fez.me lembrar muito da Dona Maria, uma senhora de idade, já muito cansada do tempo.
    A Dona Maria passava os dias sentada numa cadeira de rodas à janela com uma toalha de rendas a tapar.lhe as pernas.
    E todos os dias no caminho para a escola eu via a Dona Maria… parecia que nem dormia. Eu sempre a conheci da janela e das muitas histórias e recordações de vida que ela nos contava a mim e a algumas amigas. Aquele olhar cinzento, adormecido, lacrimejante…

    Deixou saudade.

  2. A idade, os desejos de outrora, a imaginação… Aqueles momentos de ternura, de amor intenso que tudo nos faz recordar…
    O melhor de gozar agora, para além do que se sente, é poder recordar no futuro.

    Quem quiser entender, que entenda…😉

    Beijos

    ps – estou a ver que o meu pedido foi concedido, como sempre😛

  3. Ana,

    Tantas D. Marias… que atravessam os dias, no mesmo local. Tantas que não contam a ninguém as suas memórias a não ser à toalha, enquanto num gesto repetitivo tentam tocar… que mais não seja essa mesma toalha!
    Tantos olhares cinzentos, lacrimejantes, que estão tlv bem mais dispertos do que imaginamos.

    Um beijo, a elas (eles), as D. Marias, que tem como companhia a toalha!

    Beijo.

    Primota,

    Eu só te mimo… ainda te estrago!😉

    É bom que se aproveite o presente e que tenhamos sorte no futuro… sorte de escapar a esta vida, vazia de gente, de movimentos… mas se a sorte não nos der a mão, que pelo menos a memória dos sentimentos, das muitas lutas, nos aqueça a alma, nos preencha os dias!

    E sim, como sempre, quem quiser entender que entenda!😉

    Beijo.

  4. e…e…aliso a toalha, e…e…aliso a toalha!
    a personagem “ela”(q existe concerteza) recebe(eu) e dá(eu) gestos de carinho.
    são memórias eternas…são memórias queridas …memórias de “alisar a toalha”🙂

    bjss manita.

  5. Fontez,

    Ui, baralhaste-me! :S

    “Ela” é uma toalha, única companhia da nossa heroina de hoje. Infelizmente, existem muitas “elas” sim…

    Memórias de “alisar a toalha”? Que raio é isto???

    Beijo.

  6. “conto aqui”, significa relatar contos certo?😀
    conquanto cada leitor faz a sua interpretação…
    eheh
    yep, “ela” é um objecto de/para receber/dar carinho😉
    bj

  7. 😀
    Não sei se tenho memórias de “alisar”, não sei o que são!

    Qt ao conto aqui, é isso mesmo, cada um lê como entende!🙂

  8. Pois é primota, é bem verdade… Hoje tinha que fazer alguns telefonemas para o alentejo.. E havia uma serie de empresas da zona de setubal ou o que era, que não me atendiam, nem sequer a recepcionista… Estava a ficar admirada, mas sabes como sao as recepcionistas, têm hora do lanche, do cigarro, do cafe,… Tal nao foi o meu espanto quando numa empresa atendeu-me um senhor que, quando pedi para me passarem a administração ele respondeu: “ah, é que hoje não está cá ninguém, porque é feriado!”.. tentei acalmar-me, agradeci e desliguei.. e depois quase que gritei: FERIADO????!!!! Pois é, ha mt boa gente que tem feriado a uma segunda feira…😦

    E eu nós a trabalhar… snifff snifff…
    (A inveja é mesmo uma coisa mt feia…)

    Beijos

  9. Cátia,

    lol
    Sortudos…

    Se bem que na verdade nós já tivemos os nossos… mas faz tanto tempo… aiiii….😦

    De qq forma estou contigo, segundas feiras deviam ser feriado!!!

    Mas amanhã já é terça!😀

    Beijocas!

  10. “Aliso a toalha”…

    Espero que não me aches lamechas mas ao ler o teu post as lágrimas rolaram livremente pelo meu rosto a ultima memória que guardo da minha avózinha ainda lúcida é precisamente essa, numa das minhas visitas, como sempre, a minha avózinha conversando comigo ia afagando a toalha da mesa sobre a qual tinha colocado mais uma das suas iguarias sempre á espera de mim quando me sabia pela aldeia.

    Desculpa… beijinhos.

  11. Viriato,

    Lamechas? Se sensível for lamechas, vou achar sim, peço desculpa. Vou achar e não vou ver nada de mal nisso, pelo contrário!
    O alisar a toalha, tb é uma imagem que guardo, não de uma avó, mas de uma “tia”, muito velhinha, que foi mais que uma avó para mim…
    Uma mulher pequenina, franzina, enrugada, cuja vida foi dura, muito dura… uma GRANDE MULHER, de quem eu tenho muitas saudades!

    Obrigada pelo comment… só não vejo o que devo desculpar.

    Beijinho.

  12. Boa noite, querida!
    Tenho andado a perder mt coisa por aqui! Ai este tempo… que não dá para tudo o que quero!
    Amanhã tentarei voltar aqui com mais calma, para te ler e comentar a sério.
    Bjinhos
    Fa-

  13. Fa,

    Passa qd te for possível… na verdade perdes pouco por aqui.🙂 Anda tudo como sempre. Muita conversa e pouca qualidade!😉

    Beijoca.

  14. Cara prima,

    Então quer dizer que andas a dizer que as nossas conversas por aqui não têm qualidade??!! Eu julgo que os nossos espectadores não estão de acordo… As nossas conversas dariam mtas vezes optimos sketches comicos, semelhantes a series de tv… E estou certa que mt gente que passa por aqui em silêncio ri-se tanto ou mais que nós dos nossos disparates… quer dizer, das nossas conversas.

    pufff…

    Passo para te deixar um beijinho de bom dia.. Ja so falta 4 dias…
    Beijos

    ps- respondi-te por lá ontem…

  15. Estou achando catita seu blogue, cai nele ao guglar por tábuas de passar ferro, mas também gostei de ver as meninas, oh blogue mais bem composto… oçes num desses saltinhos a sul, não querem passar aqui no Pernambuco?

  16. Carissima,

    Com a conversa toda que fez só me deu razão. Programa humoristico em Portugal, com audiência a rir-se de 3 ou 4 palhaços que dizem umas baboseiras… Lá que a gente se diverte isso é indiscutivel, mas daí a ter qualidade!😉

    Mas já agora, referia-me à qualidade dos textos, que anda em fase baixa.😛

    Eu vi que ontem me respondeste!🙂 Gostei do post e da resposta!

    Beijinho grande para ti… e sim, já é terça!😀
    Bom diaaaaa!

  17. Meopardo Lamandro,

    Desde já parabéns pelo belissimo nome, estou aqui a imaginar a chamada escolar e deve ter sido show!

    As meninas, um dia desses, num salto ao sul passam por ai!
    Vocês têm pitas? Devem ter! É que se tiverem, e que sejam boas, nós vamos todos às pitas por essas bandas!

  18. BOM DIAAAAAAAAAAAAA!!

    Meu Deuuuuiiiiiis!!!
    Até já temos convites para ir ao Brasiu!

    Meninas, vou já fazer as malas.
    Já tenho o protector solar
    Já tenho a toalha de praia
    Já tenho os 23 biquinis e 16 havaianas
    Já tenho a malinha térmica, que sou bimba que dói e gosto de levar tudo ali fresquinho, a fruta, a água e os Cáprisones
    Já tenho até os três negões para nos abanarem com folhas de palmeira!!

    Vamos?😀

  19. Será que é isso que nos espera na nossa velhice? Ficarmos quietos e apenas com uma toalha como companhia? Espero que não… Pelo menos que na nossa velhice exista alguma crança por perto que nos faça companhia e a quem possamos afagar o cabelo e retribuir o sorriso.

    Este texto fez-me lembrar da minha “avó velhinha”. Era minha bisavó e morreu quando eu tinha 5 ou 6 anos. Lembro-me bem dela sentada nos degraus da escada e a alisar o avental que sempre trazia vestido…

    Beijinhos

  20. Ora, a Cátia tem razão manita,
    há qualidade (e alegria) por aqui!

    Brasiu? Onde fica isso? lol
    Bamos ou só gajedo?😀

  21. Ora, a Cátia tem razão manita,
    há qualidade (e alegria) por aqui!

    Brasiu? Onde fica isso? lol
    Bamos ou só gajedo?😀
    Bom dia dear’s mosqt.

  22. Pronto, falou.se em negões a abarem com folhas de palmeiras e olha o Fontez já a fazer.se de convidado😛

    Epa, eu hoje acordei muito cedo!
    Momento unico na minha vida. Não mereço uma salva de palmas?
    Vá, todos de pé!😀

  23. Paaaaalmassssss para a plimm!!! ehhhhhhhhhhhhh viva viva!!

    Acordaste cedo por estares a dormir no ovo?😛

    Já pedi as merecidas ferias ao boss… vou já sair daqui e fazer as malas… mas hoje se calhar estamos mal, afinal ha greve dos pilotos… mas nós alugamos um, tambem mais tusto menos tusto… E quem leva 3 negoes, merece isso e mt mais…

    Beijossss

  24. Plim, tu és demais, ouves falar em brasil e acordas logo cedinho!
    😀
    LOL
    Vamos pois, eu estou convencida que o nosso anfitrião deve ser boa gente, “um cara jóia”.

    “Já tenho a malinha térmica, que sou bimba que dói e gosto de levar tudo ali fresquinho, a fruta, a água e os Cáprisones” – adorei este bocadino! uma delicia!😛

    Faz-te ao caminho, eu estou aqui à espera. À tua e da outra menina. Embarcamos amanhã que hoje há greve dos pilotos!

    beijos.

    Carracinha,

    Espero que a minha velhice não seja tão solitária… mas não sei, pelas escolhas que tenho feito, pode ser… isso assusta-me!
    o alisar é um gesto muito característico, acho… quase todos já o devem ter visto, mas alguns, como tu e como eu, recordam o gesto em alguém próximo. É para esses que o alisar diz mais…
    Acho tb que é mais feminino que masculino. Recordo o meu avô a fazê-lo, mas não muitas vezes.

    Beijinhos.

  25. Fontez, não creio que o nosso brasileiro te queira lá, ele falou só em meninas!😛

    Ops… desculpa… palmas para a plim!!! clap clap clap!!!

    primota, faz as malas que já cá vos espero.
    Alugamos um avião. Em que o piloto seja assim, a modos que… hummm…😉

    Beijos!

  26. HEHEHEHE

    Obrigada, Obrigada!

    Levantei.me cedo porque a Marta acordou.me. Pronto.
    E agora ando aqui pelo ovo sem saber o que fazer a olhar para as paredes… daqui a pouco ligo a tv para ver o Goucha.

    Quanto ao Brasiuuu, o meu coraçãozito até bate palmas de emoção, enquanto me diz “sim, sim, vamos, vamos!”

    É que é mesmo já! Mas antes, minhas queridas, há que fazer o peditório!
    Porque a Plim não tem onde cair muertaaaa!
    Eu sugeria deixar aqui o meu NIBzinho para começarem a fazer os donativos.😀

  27. Bem, visto que estás no meu ovo, e que o peditório se faz na nossa casa, que é assim… um cadito mais minha.
    Manda o nib, eu só quero uma comissãozita de 60%!😀

    vamos lá ao peditório para a Plim!😀

  28. Minhas queridas, quanta emoção fizeram nascer neste meu curação, podem vir que eu arranjo despacho para todas, seu amigo fortes incluido, aqui não falta disso mesmo, nem muros tenho, apenas a praia e os coqueiros limitam minha modesta propriedade…

  29. Meu querido, emocionadas ficámos nós, com tão generoso convite. Com muito ou pouco espaço!🙂
    Mas faça uma coisa, ou melhor, não faça… não coma já essa pita, ainda é demasiado nova, tem que a deixar crescer um pouco!

    Estamos indo!

    Amigo Fortes vem, que estás convidado!😀

    Meninas, é só praia e coqueiros…

  30. LOL

    Oh meu grande querido Meopardo “Malandro” cá beijinho já! espere é só um pouquinho que os pilotos resolveram fazer greve. Mas amanhã por esta hora “maitardar”, nós estamos ai a curtir a bela da água dji coco e o solzito brasileiro!

    Mais do que gostar, acho que era assim o sonho da minha vida. E a Plim não tem muitos, que não tem.😀

  31. Os negoes são um pa cada uma… mas axo que tu vais ter que dar ali uma “perninha” tambem ao nosso anfitrião… afinal nao nos convidou para nada!! E como és tu a mais velha, fazes as honras…
    😛

  32. Isso dito assim, até parece mal.😛
    E o nosso anfitrião disse que tinha espaço até para o amigo Fortes!
    Portanto, os negões e o anfitrião abanam-nos com as folhas de palmeira!
    😉

  33. Tive a fazer as malas!!

    Umas peças atiradas ao calhas, porque de manhã não dá para mais. Mal consigo pensar no que vou vestir no próprio dia, quanto mais durante uns bons dias de sol e muita praia. Fico sempre meia hora sentada na cama, com o olhar perdido no armário, a pensar nas 27 conjugações possíveis com apenas quatro peças de roupa lol

    Também gravei um cd para a ocasião.
    Estamos em contagem decrescente para a partida. Dentro de 24 horas, mais coisa, menos coisa, rumamos ao Brasiu, numa road trip de gajas.
    Here we go!

  34. Eu por mim, já canto!

    “Já arranjei muito bem
    Tudo quanto convém
    P’ra praia levar
    O pente, o espelho, o baton
    E o creme muito bom
    P’ra me bronzear
    Tenho o meu rádio portátil
    E o bikini encarnado
    Também está no meu rol
    E como é bom de ver
    Não podia esquecer
    Os meus óculos de sol”

    Bamos!😉

  35. obrigada Plim!

    Ora aqui vai na integra:

    “Já arranjei muito bem
    Tudo quanto convém
    P’ra praia levar
    O pente, o espelho, o baton
    E o creme muito bom
    P’ra me bronzear
    Tenho o meu rádio portátil
    E o bikini encarnado
    Também está no meu rol
    E como é bom de ver
    Não podia esquecer
    Os meus óculos de sol

    Refrão:

    Que levo p’ra chorar uuuuhuh
    Sem ninguém ver chorar
    P’ra não dar uuuuhuh
    A perceber
    P’ra ocultar uuuuhuh
    O meu sofrer
    Pois eu sei que te hei-de encontrar
    Talvez deitado à beira-mar
    Com outra lado
    E eu vou passar
    A tarde a chorar
    Já pensei não sair
    Mas aonde é que eu hei-de ir
    Com este calor?
    O que é que eu hei-de fazer
    P’ra não ter que te ver
    Com o teu novo amor?
    Ver-te-ei com certeza
    Mas eu peço à tristeza
    Um pouco de controle
    E pelo sim pelo não
    Eu vou ter sempre à mão os meus óculos de sol
    Vou chorar
    Uuuuh uh
    Vou sofrer
    Uuuuh uh
    Vou chorar
    Uuuuh uh”

    Natércia Barreto – óculos de sol

    Não tinha colocado logo o refrão pq falava em chorar, mas no brasiu a gente chora de alegria!😛

  36. Sei quem ele é,
    Ele é bom rapaz um pouco timido até,
    Vivia no sonho de encontrar o amoriiiii,
    Mas seu coração pedia maiiiiis, mais calorrrr!!!!
    😀

  37. Linda!🙂
    Há musicas mt giras do tempo dos meus pais.
    No fim das pitas, enquanto fazemos a digestão, antes de voltar para o mar, contamos estas musicas todas!
    Aiii vai ser tão bom!
    Ja amanhã!😛

    primota, que cantas tu?

  38. ménina pilim, foi dona marta qui falou em ir a nádo, não fui eu não…

    ocê num sabe e eu também não que isto está dificiu arranjar bilhetxi pro brasiu… mas eu ando já procurando um piloto todo “humm” para nos levá até lá…

  39. de momento chove no brasiu…(falo das zonas emblematicas)
    bem nao sendo desejado por ao embalo do gajedo ao menos dêem mergulhaços por mim😉
    vao a nado pra lá? cool, book guinesse ficará mais grosso😀
    bjss

  40. Cátia, Córror!!!

    A menina não diga isso que também contribuiu bastante para o que aqui se falou.
    ai, ai, ai… olhe que se porta mal, vai menos um negão para a refrescar com a folha de palmeira!
    😛

  41. Éi.. qui mau disse eu? nao retiru náda ao qui disse, viu? mas dei por mim falando ou pior, escrevendo em portuguêis do brasiu e isso, para mim é um indicativo da qualidade qui si vive e fála aqui… Mi disculpi sim? Nao tira negao nao…😦

  42. Eta conversa animada!!! só vocês meus lindos para me arrancarem uma gargalhada!!! estava mesmo a precisar. Já vos vejo a alisar as toalhas lá p’rós lados do brasiu…
    desculpem a intromissão viu?! vou sair de mansinho…

  43. Fa, num sai não qui tu é bem vinda! Si tá rindo então tá beleza!😀

    Mininas, ocês não liguem pro Fortes não, qui chuva qui nada! Além do mais a genti vai pra onde tivé sol!!!
    E ninguém tira o negão de ninguém. E isso daqui hoje tá com qualidade pra xuxu viu!

  44. Está chovendo já por aqui… vou ficá molhada a caminho do aeroporto… o que vau é qui nao vou de onibus…
    Vamos fugindo para o brasiu, porqui lá deve estar mesmo fazendo um sóu di todo o támánho…

    Vou indo daqui a pouco, e espero por ocês junto da água di coco, podi sê?

    Fatchinha, num vai embora não… num vai queré ir ir cô a gentxi,não ?
    Beijão prá oces treis.

  45. Tinha que ser, normalmente é quem pergunta, logo… dahhhh😛

    Aqui tb já chove.

    Tou indo pegá a Plim lá no ovo e a gentxi si vê, no avião!

  46. ó meopardo tratas os amigos por Fortes? qé isso tico-teco?😀
    malandreco do caraças😀
    boa semana e vê lá se 5ª mostras peito😀
    abraço pah

  47. Primota, venho aqui dar-te um beijinho de bom dia. Espero que estejas bem…

    Estou prestes a sair para o aeroporto para irmos ate ao brasiu…😛

    Um bom dia querida
    Beijos

  48. Ana,

    Eu espreitei ontem à noite, confesso, e sim lembro-me, mas já é mt velha? :S

    Beijo e bom dia para ti! Será certamente nas prais do brasil!😀

    Fontez,

    Bom dia!

    Beijo.

    Xanusca,
    😀
    LOL
    Não começaste ainda a alisar a toalha??? É que foi em ti, que me inspirei!😛

    Beijo.

    Cátia sair para o aeroporto? :S mas…mas… então quem é aquela ali, na beira da água que veio comigo durante a noite???
    SOCORRO!!!!!

    (Bom dia!😛 )

  49. :S
    Ohhhhh!
    Nesse caso… que perigos poderei estar a correr, com estas 2 que parecem vocês…
    Calma… preciso manter a calma…
    SOCORROOOOOOOOOOO!!!!

  50. LOL

    Martxinhá!!
    Tem calma muiêr, mas vou txi dá uma djica… corre, corre muito! Que essas duas com certeza não estão com boas intensões.

    Boa sortxi!!!!

Deixe uma Resposta

