café escaldado

O cheiro a gordura entranhava-se-me narinas adentro, torturante, enquanto eu perguntava a mim mesma, que raio fazia sentada, naquela mesa de toalha às flores, adornada com nódoas e queimaduras de cigarros. Garanto que conseguia mesmo sentir o sabor nauseabundo daquele odor.
A Senhora, que deduzi ser a dona do estabelecimento, tal era a indumentária cuidada e o ninho de ratos que trazia na cabeça, dignou-se ao fim de muitos minutos, a aproximar-se da minha mesa. A desenvoltura com que o fez foi estonteante, tinha a graciosidade de um elefante e uma simpatia…
“Faxavori!”
Grunhiu.
“Queria um café curto em chávena escaldada e uma garrafa de água fresca, por favor.”
“Mais?”
“É só, obrigada!”
Se soubessem o quanto detesto café a escaldar… mas imaginei que a chávena escaldada seria uma forma eficaz de exterminar algumas das bactérias que certamente viviam nas chávenas. E com a água, sempre podia refrescar o café curto.
A minha mesa era a melhor do estabelecimento, não tinha duvidas. Encontrava-se junto à janela, a que tinha as cortinas aos quadrados, a combinar com as toalhas às flores. Além dos quadrados, havia um outro padrão, que demorei a identificar, mas como o café demorou 15 minutos, foi suficiente. Tratava-se de dedos, impressos na zona de abertura da cortina, que a propósito, perdera a cor, há mais de 5 anos, no mínimo, o que no contexto até nem me pareceu mau de todo!
Para lá do vidro quase fosco, deslumbravam 3 contentores de lixo, daqueles que sempre desejamos como vista nos cafés, com escorridos na lateral. O quadro só não era perfeito, porque a janela fechada, não permitia a entrada do perfume exterior, mas, dado o belíssimo ar que se respirava por ali, as diferenças deviam ser poucas.
Agonizei por mais uns minutos e introduzi o assunto… este meu trabalho, é quase uma profissão de risco!
Isto de ser vendedora de café tem muito que se lhe diga!

31 thoughts on “café escaldado

  1. Ola primota, bom dia..

    Muitas vezes, ou algumas marcas de café, já fazem selecção de clientes para que a sua marca (ou alguns lotes de cafe) não estejam associados a maus estabelecimentos. Infelizmente, o cenário que contas retracta muitos dos estabelecimentos que existem por aí… Eu, sinceramente, sou grande apreciadora de café e como tal, muito exigente, embora a maioria das vezes nao consiga beber um bom café. Existe uma serie de factores e condicionantes que alteram o sabor do café… e é dificil que haja a conjugação de todos eles, de forma a que saia um bom café (mesmo).

    Espero que estejas bem, eu cá quase nem me mexo, e para agravar, fiquei com uma laringite que nao me aguento…

    Beijo grande

  2. Carracinha Linda,

    Imagino que até tenham que aturar coisas do género… é possível!
    Se andar por aqui algum vendedor de café, que nos queira contar…

    Beijinho e as melhoras!

    Cátia,

    Bom dia primota, não fazia ideia que se faziam essas selecções… pelos vistos eu trabalhava para uma marca rasca!😀 😛
    Este post foi mesmo para encher chouriços… sei lá eu como se vende café, mas lá que conheço uns cafés porquitos, isso, não nego. Inspirei-me no melhor que cada um têm, e deu este nojo.
    Bem, nojo é uma palavra que define bem o texto!😀

    Tu tás mal? Precisas de alguma coisa? Não me ligues a mim, liga às vistas de ontem… parece-me uma emergência!😛

    Beijo grande para ti e força! 😉

  3. Nojo? Lá estás tu a exagerar… sinceramente gostei mt da descrição, transporta-nos para o lugar.

    Quanto às selecções do café passo a explicar: como sabes, existem varios lotes de café, alguns melhores que outros. Passando a fazer publicidade, a Delta por exemplo (uma marca que gosto bastante), tem o os lotes: prata, ouro, platina, diamante, e rubi. Sei que o lote diamante é já mt selectivo, e o rubi apenas encontrei ainda num estabelecimento. A delta dá-se ao luxo de recusar alguns lotes a alguns estabelecimentos, porque está tambem em causa a imagem da marca…

    Primota, essa vendedora tambem nao gosta de café quente? hum.. faz-me lembrar uma amiga minha que só bebe em chavena gelada… Se calhar ainda são familia.😛

    Beijos

  4. Cátia,

    Sabes, isso da chávena gelada, é muito comum hoje em dia. Embora eu pessoalmente não conheça ninguém…😛
    Eu explico, já cheguei a fazer isso, pedir em chávena escaldada e depois encher com água gelada. Olham para mim com ar de quem está em frente a uma louca, mas como isso até tem o seu quê de verdade eu estou-me nas tintas.🙂

    Também gosto da Delta, mas desconhecia esses pormenores todos. As coisas que tu me ensinas.😀
    Para mim é um café em chavena fria e com bons modos se faz favor!

    Beijos.

    Htsousa,

    Obrigada.
    Mas… atenção… o lugar é de luxo, não é para qualquer um!🙂

    beijo.

  5. Cátia,

    Eu tb gosto muito de café, mas nunca me lembrei de o “investigar”.😀
    Mas, para isso estás cá tu!😉

    Beijos.

    Gaja boa 2,

    Se eu soubesse onde fica a tasca, ligava de certeza!🙂
    E como disse a Cátia, aquilo fechava logo!😉

    Beijo.

  6. Bem que agora ia um bom “delta rubi” mas como cá na terra só se usa “tony” lá vou ter que me resignar.

    Quanto á tasca fez-me lembrar uma onde se comem bons peixinhos do rio mas onde a limpeza deixa muito a desejar.

    Beijinhos.

  7. Viriato,

    LOL
    Isso do “rubi” está muito além das minhas possibilidades… ou da minha atenção, e “tony” definitivamente não entra no meu top!🙂
    A tasca que mais me lembra esta descrita, é aqui uma da terra que faz fortuna a vender postas de gordura… ou couratos como alguns lhe chamam… enfim há gostos para tudo! :S

    Bom café!

    Beijinhos.

  8. De café não percebo nada, porque não posso beber… se eu já de si sou uma pessoa hiperactiva, com café então… podem imaginar o furacão em que me transformo…!

    Uma das vezes que cai no erro de beber café, fui a ultima a sair da pista de dança e foi porque os senhores seguranças me convidaram a sair e depois disso fui tomar o pequeno almoço à pastelaria da praça e fui ver os dezenhos animados para casa… já que o sono era nenhum.

    O café cria em mim um efeito verdadeiramente electrizante, aliás, tenho um amigo que sempre que me vê trata.me por piolho electrico, já por causa desse episódio do café.

    Mas ao ler o teu texto a primeira coisa que me ocorreu foi: O Cheiro do Ralo.
    Bem, tens de ver este filme!!
    É a comédia das comédias!😀

    beijinhos!

  9. Ana,

    Eu bebia um café e depois dormia em seguida. Agora, se bebo um depois das 4 fico sem dormir até às 3 da manhã. Por isso, limito-me a beber de manhã, pq sem ele não funciono e depois por volta das 3 tomo outro, nada de café em cima da refeição.

    A reacção que tu tens ao café… hiiii, qd formos às pitas não bebes café e pronto…😛

    “O cheiro do ralo” – nunca vi, mas pelo nome, parece-me lindamente!😀

    Beijos.

  10. Não possoooo!!

    É que fico mesmo inquieta se tomo café… voces não vão querer isso. É que depois faço.vos ficar acordadas até às 9h da manhã😛

    Quanto ao filme:

    Conta a história de um homem que compra coisas usadas, e vê as pessoas como objectos que se podem comprar por um preço mediocre. Mais tarde este homem apaixona.se por uma bunda lol Mas não é uma bunda qualquer, é A bunda. Esta bunda pertence à empregada de uma lanchonete.
    Só que o preço para poder ver a bunda é comer a comida nojenta daquele estabelecimento.

  11. Ah pois não! Nem pensar!😛
    Ainda tinhamos que te amarrar, ou por-te a dormir às 10 da noite!😛

    Obrigada pelo video, fica para logo em casa!
    Espero que se veja A bunda!😀

  12. Matita! Minha andarilha, tanta história.. senta-te comigo e bebemos as duas um coffee, e seremos exigentes, se não prestar mandamos tirar os cafés necessários até sair um a gosto. Eu chumbo o estabelecimento que for capaz de o fazer.

    Beijitos!

  13. vender é bom quando se vende…!😉
    “Queria um café curto em chávena escaldada e uma garrafa de água fresca, por favor.” (?!)
    interessante mistura…:D o estomago agradece a agonia😉

    bjss manita!

  14. M.,

    Bebemos as duas um coffee! Está certo, certissimo! Tem é que ser noutro sitio, ali, nem 3 dias mergulhado em lixivia para tirar o surro!😀

    E não duvido que chumbes o estabelecimento que não seja capaz de servir um café em condições. És mulher para isso e muito mais!

    Beijo.

    Fontez,

    Café curto, para encher com água fria e ficar frio.
    Chavena escaldada para matar os rastejantes nas chávenas!😛
    Tem alguma lógica não?

    Beijo.

    Menina Plim, agora nós!
    O ralo de quem é que começa a cheirar mal? Hum?
    Andas é a ver muitos filmes!😛

    Beijoca.

  15. Eu sei, eu vi o video, mas da forma como dizes e para quem lê, vai achar que é algum ralo meu!😛😀

    Assim, estamos já todos esclarecidos!😉

  16. LOL😀
    Acabei eu agora de ver mais uma maratona de friends, estou farta de rir, mas chego aqui para desligar o pc, e cá está ela, a maior gargalhada da noite!😀
    A sério… nem comento!😛

    Boa noite e beijoca!

  17. Bom dia Marta,

    Deduzo que já tenhas tomado o café da manhã. Eu agora ando é a chá. Para já sabe tão bem quando começa o tempo frio. E depois, sempre ajuda a curar melhor esta minha “virose”.

    Como já não cheguei a tempo de te fazer companhia durante o café, resta-me então desejar-te um bom fim-de-semana.

    Beijinhos

  18. Menina Plim, agora cheira a café! Ou melhor, vai cheirar dentro de minutos!🙂
    Bom dia!

    Beijos.

    Carracinha,

    Hoje atrasei-me, só vou agora, bora lá?😉 Eu bebo o café e tu um chá, e ainda te assusto a “virose”.😛

    Bom dia e bom fds!

    Beijos.

  19. Pingback: caçada « conto aqui…

Deixe uma Resposta

