sonho

Havia acordado apavorada, confusa…
Afinal, como há muito dizia e repetia o Sérgio Godinho, aquele era o primeiro dia, do resto da minha vida!
O entusiasmo de todos contrastava com a minha aparente apatia. Faltavam apenas duas horas, quando deixei a água correr até escaldar e rodei a chave na fechadura. Aqueles minutos, queria-os meus.
Sonhava com aquele dia, desde pequenina, aquando da plateia de bonecas e das palavras repetidas até à exaustão. Idealizara o vestido, os risos, a felicidade estampada nos rostos, a emoção até às lágrimas. E como qualquer menina, fascinada com o facto de crescer e ser mulher, visualizava os saltos altos, perfeitos para o vestido longo, elegante… ouvia os piropos, sentia todos os olhos cravados em mim, antecipara tudo ao longo dos anos, cada emoção, cada gesto, cada palavra… mas naquele momento, quando chegara o momento, tudo se revelou distinto.
A água escorria-me pelo corpo, vermelho do calor, e ainda assim mal a sentia, as duvidas que tinha mantinham-me adormecida, anestesiada com a ideia de realizar o meu sonho, “O” sonho da minha vida. O que faria depois? O que me faria correr? Com o que sonharia? E se eu fosse feliz? Talvez não resultasse se eu fosse feliz. Sem a tempestade de sentimentos, sem a dor contida nas palavras, nos gestos, talvez não resultasse…
A ansiedade, o medo, deturpou o momento, e nada foi como havia sonhado.
Passado pouco mais de uma hora, estava em frente ao espelho, impecavelmente maquilhada, penteada… linda, no meu vestido longo, negro!
Senti as lágrimas invadirem-me os olhos, ao primeiro toque de xaile nos ombros nus, aquando do murmúrio para lá das cortinas.
Soube nesse instante, que nunca seria apenas feliz e sorri. Havia em mim aquela ânsia, aquela doença que nunca deixaria fugir a dor. E eu teria sempre aquela mágoa no tom arrastado, agastado de cantar!

83 thoughts on “sonho

  1. Fizeste-me lembrar Amália, provavelmente não tinha nada a haver, mas foi o que me lembras-te…
    Diz-me só uma coisa, o duche era no camarim? E porque raio o fado tem de ser triste…? e por e para pessoas tristes? (acho interessante uma cambada de malta a chorar baba e ranho, para poder ver o fado e por dentro até moderadamente felizes, mas ‘disfarçados’ com um veu de tristeza, para não parecer mal!?… fado é triste)😛

    Beijo

    [se isto não fizer sentido, é porque é cedo, avisa-me que pode ser que ainda volte a pegar no sono]

  2. Cdesag,

    O duche foi 2 horas antes, e não, não foi no camarim. Lamento.😉
    Como sabes, eu não percebo nada de fado, mas ainda assim, não acho que tenha que ser triste. Não acho que o véu de tristeza seja para não parecer mal, acho apenas que se sente melhor dessa forma, quando se vive.
    Mas eu tb não sei muito bem o que digo, isto à segunda feira é sempre muito complicado!😛
    Cedo? CEDO??? Cedo para ti cara pálida, nem todos temos essa sorte!🙂

    beijo.

  3. Interessante post…
    A vida tem varias sonhos…e nao “o” sonho…;)
    De ressalvar:
    “A ansiedade, o medo, deturpou o momento, e nada foi como havia sonhado.”…
    Frase dita emblematica, mas “universal”…
    Bem dito.
    Não estraguem o bom post com questoes de duches ora essa: mr. palido, e miss louca…:D

    bom dia manita e abraço pra migaço.

  4. Fontez,

    Dentro dos vários sonhos, temos um que elegemos como “O” sonho, mas… como tudo na vida, tb isso muda, e um dia, qd nos apercebemos, ele transformou-se num sonho e “O”, já é outro.
    Manito, miss louca? QUEM É LOUCA??? HUM??? Aiii! Vai mas é tomar um duche, para acordares e saberes o que dizes!😛

    Bom dia e boa semana!

    Beijo.

  5. Temos fadista?

    Quando comecei a ler o teu texto imaginei uma menina, uma bailarina que iria pisar o palco pela primeira vez… mas depois com os pormenores… vestido negro… não poderia ser e ai vislumbrei uma fadista que estaria agora a começar, mas ao “primeiro passo” notou que talvez não fosse mesmo aquele O sonho da sua vida.

    beijinhos!!

  6. duche?…costumo tomar duche à noite…:D em dias, posteriormente, tenho de erguer mt cedo…:D
    entendi a questao do “o”…mas reafirmo que nunca deveria haver o “o”, pois se o “o” falha ficamos logo desmotivados pra os outros “os”…! Nao entendeste…pois nao?…:D
    Miss louca sim! loucura gira e engraçada! Que mania a malta tirar um significante negativo de “loucura”…
    Farto de te dizer…as grandes obras nasceram de loucos!😉
    Lá vais tu:” ah e tal…mas eu nao quero fazer grandes obras, nem vou…!”…mas nao deixas de ser bonitamente louca!😀

    bjss manita.

  7. Ola primota,

    Quando escrevi o post da “iniciação” disseste que te fazia lembrar algo do genero… pois é, mas momentos depois cá estás com outro texto em grande!! (plagio eu sei, mas vamos fingir que nao…)

    O facto de se realizar algo em grande, concretizar um sonho, é a incerteza do que serao os nossos objectivos depois. Porque lutar? porque correr? a necessidade de criar novos objectivos ou consolar… Este é o finalizar de um caminhar! Deve ser assustador nao ter objectivos para alem desta realização!

    Beiijos e abraço

    (a segunda ja vai a meio😀 )

  8. Ana,
    🙂 Podia ser uma bailarina, de inicio, podia ser muita gente, mas no fim, é sem duvida uma fadista! Mas acho que ela continuou a achar que aquele era O sonho, percebeu foi que não era ali ainda que o realizaria, estaria a vida inteira, com aquele medo, aquela ânsia… e aquele sonho daria lugar a um outro “O” sonho por que correr… a seu tempo.

    Beijinhos!

    Fontez,

    Eu e os outros leitores, gostamos de saber das tuas banhocas.
    Entender entendi, logo na primeira vez, mas temos um que é “O”, eu pelo menos tenho, porque é o mais constante na minha vida, mas sei que qd o realizar, pq o vou realizar, que naturalmente surgirá outro!
    O resto, como já sabes o que ía dizer… fico calada!😉

    Beijo.

    Cátia,

    Só plagiando… não há volta a dar!😛
    Era a incerteza de ter ou não porque lutar em seguida. Era o medo, da felicidade lhe torvar a mágoa que acreditava precisar… mas no fim, na emoção do momento atrás da cortina, ela “soube”, que o seu sonho era por si só uma caminhada, e que aquela “dor”, nunca deixaria de lhe doer!

    Beijosss!

    (a segunda está quase… ufffa🙂 )

    Convido os meninos a procurarem um outro aqui… que já está aqui… contudo, não digo exactamente onde.

  9. quem começou com as banhocas foste tu…;)lol

    sim cada um tem um “O”…eu sei…mas é possivel ter “O’s”…!
    Mas a interpretação pode ser entendida de várias formas…uns não ligam ao peso dos “o’s” e têm vários “O’s”…outros ligam ao peso/importancia e dando valores…terão um “O” (principal) e “o’s” secundários…
    Faz-me lembrar a analogia engraçada:
    “Pedrinho, gostas mais da tua mae, ou do teu pai?”
    Alguns respondem…gosto dos dois…e outros dirão, amo mais a minha mãe!😀

    bjss dear.

  10. o homem é um ser vivo inteligente…e sabe distinguir bem do mal…!
    sabe medir, sabe o que estar contente, e triste…e sabe também ver os limites das acções q toma…agora se toma ou não isso é outra questao…! Uma coisa é saber, outra é fazer…!😉
    Tu sabes linda…sabes sim…!

    bjss

  11. Fontez,

    Eu tenho “O’S”!🙂
    E tu?

    Qt ao homem ser um ser inteligente, eu vou ter que te dizer que só alguns!
    Mas sim, sei que entre saber e fazer há uma distancia muito grande!

    Beijo.

  12. ja nao tens só um e/ou o “O”?🙂
    sim tenho…mas sei q tb cumprir alguns “O’s” será complicado, senao impossivel…!
    o realismo é brutal…já dizia e bem a Anne Frank…”mal começam a germinar em nós sonhos…a sociedade mata-os sem dó…!”
    eu falei em ser humano (conceito geral) e não em casos isoldados…;)
    Todo o Homem nasce com inteligência, cabe a ele manusea-la com perícia ou nao, dependendo,pois, das vivência e educação que recebe!

    Eu sei que tal “O” referias…e é um bom “O”, lindo…que eu tb tenho…;)

    beijo.

  13. Fontez,

    Acho que impossíveis são apenas coisas que nós não tentamos o suficiente. Não acreditamos ou então coisas que não dependem apenas de nós, do nosso esforço, do nosso empenho, da nossa coragem. Portanto luta pelos teus!
    Quanto a mim, acho que não sabes.🙂 😉

    beijo.

  14. Engraçado como o concretizar de um sonho é sempre diferente do que imaginamos. Tudo se altera, e nós próprios nos alteramos quando se aproxima a sua realização. Não sabemos viver sem sonhos (e ainda bem, os que o fazem apenas sobrevivem) e nenhum único sonho nos vai realizar e satisfazer plenamente. Eterna busca e insatisfação.

    E este texto consegui captar tudo isso e mais!

    Beijos!

  15. Htsousa,

    Sim, eterna busca e insatisfação. Sonhamos sempre mais e naturalmente ao evoluirmos (ou não😀 ) os nossos sonhos também o fazem, até “O” sonho toma diferentes formas.
    Obrigada.

    Beijos!

  16. Estás tão bonita, ajeita aqui o xaile no ombro esquerdo. Espera! Mais um pouco de brilho aí nos lábios para combinar com o desses olhos prestes a entrarem na ribalta. O vestido fica-te a matar, respira fundo e estás pronta. O pano vai subir e eu estou ali no centro da plateia a olhar-te no palco,deslumbrante. Silêncio por favor, fechem lá as torneiras. Este momento é sublime e ela vai cantar para mim.

    Aplaudo-te.

    Tens uma rosa aí aos teus pés

    *

  17. sim manita sim, se eu tiver um “O” de ir a Jupiter posso lutar em ir…😀
    O impossivel existe exactamente pois a realidade tb “oferece” o contrário do possivel…!😉 (como é obvio, um paraplegico ter o sonho de correr 100km e nao o poder fazer, logo impossivel!!)
    claro q n deve desmorecer-se e tentar outro sonho ;)…
    essa historia de o “impossivel ser possivel” só funciona nos deuses, claro, q ha “auto-impossiveis” gerados pela nossa mente, q no fundo sao possiveis bem reais…!
    Axas q n sei?…:) axas mesmo?…
    (ainda q bem q pensas assim…q axas q eu n sei…ainda bem lololol)

    bjss manita e inte.

  18. mas alto(!!!)…o “O” é-te bonito e sublime…
    cantar!
    no teu caso é mais assobiar…lolol, tou a reinar ctg…;)
    como num trailer, q um leitor q tu adoras conhece, tem um inicio de suspense de saber o q vem…tal aplica-se a ti…e eu fico à espera de ver a melodia brava (conceito na positiva pois) e alentejana soar na minha alma…! DEixas?🙂
    bjss

  19. M.,

    Tu sabes, acho que sempre soubeste que é para ti este brilho nos olhos. É o saber-te aqui, respirando comigo, ajeitando-me o xaile, é o saber-te o na plateia, percendo o que digo, que me dá força para subir ao palco. É por ti e para ti que hoje canto!
    E a rosa que deitas-te a meus pés, beijá-la-ei, como se te beijasse a ti, como te irei beijar a ti!😉

    Viriato,

    Obrigada. Obrigada. Obrigada.

    Beijinhos!🙂

  20. Fontez,

    Falava dos impossíveis que dependem somente de nós, e sei que percebeste!
    Quanto a mim, não quero ir a Jupiter, os meus sonhos são bem mais terrenos!🙂
    Então para ti canto um fado Alentejano! (seja lá isso o que for!😛 )😀

    Beijo.

  21. Bom dia primota

    Cá estamos de novo… e hoje já é terça!!🙂

    Epah, ando com saudades tuas… ontem era pa te ligar, mas estava com medo de acordar alguem, já passava das 10h😛
    Espero que andes (mesmo) bem.

    beijinho gand

  22. Primota,
    🙂 Além de cansada, ando bem sim, tive um fds daqueles terriveis, dormi menos que durante a semana e nem sequer fui para a borga…😦
    Enfim, sou uma triste!😦
    Mas estou bem. Mesmo! Espero que tu tb.

    beijo grande e um bom dia para ti!

  23. Menos que durante a semana… tive que acordar de madrugada… se tivesse sido deitar ainda vá lá, mas não, nem isso!😦
    Tá o mundo ao contrário… podes crer!

  24. Já dizia não sei quem “Quem canta seus males espanta”, eu se canto espanto tudo….
    O meu fado é não me sair o euromilhões….
    beijos e abraços

  25. … É só para dizer para não se assustarem com o barulho que eu ando à procura do “convite”. É que já nem almoço bem se não o achar…

    =*********

  26. (Agora é que eu vi, agora é que eu vi!!!….

    Chamaste cara pálida ao cdhfkjfujvn (lol)

    Quer dizer que tu és a india louca que larga a tribo em prol do love!
    =P*******)

  27. Fa,
    🙂 confusa? hum… claro que podes vir amanhã, ou não!😛

    beijo.

    Ana,

    Viste o quê?
    O convite ou o “cara pálida”? lol
    Eu até poderia ter o nome do índio… mas sou mt fiel ao meu povo!😉

    Ontem qd foste à minha primeira casa, pensei que fosse por veres o convite e pensares que era lá. :S

    Beijocas e bom almoço!

  28. Ana,

    Estava aqui, no comentário 8, última frase:

    “Ana,

    Podia ser uma bailarina, de inicio, podia ser muita gente, mas no fim, é sem duvida uma fadista! Mas acho que ela continuou a achar que aquele era O sonho, percebeu foi que não era ali ainda que o realizaria, estaria a vida inteira, com aquele medo, aquela ânsia… e aquele sonho daria lugar a um outro “O” sonho por que correr… a seu tempo.

    Beijinhos!

    Fontez,

    Eu e os outros leitores, gostamos de saber das tuas banhocas.
    Entender entendi, logo na primeira vez, mas temos um que é “O”, eu pelo menos tenho, porque é o mais constante na minha vida, mas sei que qd o realizar, pq o vou realizar, que naturalmente surgirá outro!
    O resto, como já sabes o que ía dizer… fico calada!

    Beijo.

    Cátia,

    Só plagiando… não há volta a dar!
    Era a incerteza de ter ou não porque lutar em seguida. Era o medo, da felicidade lhe torvar a mágoa que acreditava precisar… mas no fim, na emoção do momento atrás da cortina, ela “soube”, que o seu sonho era por si só uma caminhada, e que aquela “dor”, nunca deixaria de lhe doer!

    Beijosss!

    (a segunda está quase… ufffa )

    Convido os meninos a procurarem um outro aqui… que já está aqui… contudo, não digo exactamente onde.”
    😀

    beijinhos.

  29. 😦

    Sou uma triste… ate ja me chamo palhaça a mim mesma… acho que TU devias dizer que eu NAO o era, etc… chama-se MIMO está bem??

    sniff sniff
    😉

  30. Bem, parece que tenho que vos mimar… pufff

    Ana, querida, tens nada cara de zombie…😛

    Cátia, lindinha, a prima estava a brincar, tu és nada palhaça…😛

    (aiii… as coisas que eu não faço por vocês!)

  31. Excelente Post Marta!
    Gosto muito da tua escrita!

    Dá-me prazer empreender a caminhada na busca do sonho…Uma vez lá chegado, o sonho perde o seu misticismo…E está na hora de sonhar outra vez. It never stops…É por isso que “O” sonho é para mim, aquele que persigo no presente…Amanha já não sei…

    Obrigado pela partilha, Agradeço-te.

  32. Hyoma,

    Bem vindo. Obrigada.
    Mas como é a primeira vez que cá vens, devo dizer-te que não canto fado. Por aqui costumo contar es/histórias, que não as minhas. No entanto concordo com o que dizes, “o” sonho, é aquele que perseguimos no presente.

    Beijo.

    Fontez,

    Para ti vou dizer directamente, pq ontem não percebeste e hoje tb não deste por nada. Espreita aqui: http://www.contudoaqui.wordpress.com

    Beijo.

  33. Isto é so um convite para o paulo? entao e o resto? Se o tornaste publico, deverias convidar todos,nao? Ahhhh pois é, é so para os que vão por bem, esqueci…

  34. Cátia,

    O convite não é só para o Paulo, é para todos os que vão por bem, por isso tenho o link no cimo da página, do lado direito, para todos. Tenho é que avisar alguns que ele lá está, ou não o iriam encontrar!😉
    (incluindo tu, o link está lá desde domingo!😛 )

    beijocas!

  35. eu vi-o ontem, ou achas que eu cheguei la ontem como?? No domingo passei um dia mt stressante, dormi a manha toda, passei a tarde a ver TV e a ler, e à noite escrevi a Aninha (pois é, ja foi😀 ), como ves nao tive tempo de andar a descobrir.. mas ontem VI-O ali…

    má…😦

  36. manita, olha olha a dear catia com ciumes do convite…eheheh
    percebi tudo…como percebo que os contos não sao tratados cientificss (mesmo estes…), mas sim historias que cada um “produz” a sua imaginação e retira de si uma fabula…;)
    daqui ha nada chega o 3 star…(entendeste?)…lol
    bjss e thanks pelo convite previsivelmente dotado de algo q ja conhecia…:)
    (linda voltaram-me os sentimentos parolos pra ti…)
    (as tais nuvens ja n existem…é só sol, mas é um sol que produz demasiado calor…entendeste?)🙂

    inte

  37. Bom dia primota,

    Espero que estejas bem, hoje já é 4ª feira, o tempo tem passado a correr… e daqui a pco é natal… ai…

    Como foi a carta para o “jose”? foi dificil?
    Beijos

  38. Bom dia aos 3 meninos, Plim, não ligues ao Fontez…
    Quanto a mim Fontez eu não entendi nada.

    Cátia, nem me fales na carta… o meu José ainda não tem carta :S (agora era o boneco envergonhado)
    A tua à aninha eu sei que já foi. Como correu?

    Beijocas aos 3!

  39. Pois é tem carta, foi na segunda para o correio. Decidi que nao podia passar do fim de semana, entao no domingo à noite (sim, pq nao podia adiar mais), estive a escrever… custou um bocadinho, nao sabia o que escrever (mas essa conclusão já a tinha desde setembro…), mas pronto, lá foi. Uffa…

  40. Bom dia meninas!

    Por isso é que eu digo que o homem deve ter trabalhado nalguma organização secreta… só sabe falar por códigos.😛

    E chega a uma hora da noite que começa a delirar…
    enfim, é o Fontez, fazer o que!

    beijinhos!

  41. Cátia,

    Parabéns a ti. Eu não consegui!😦

    Ana,

    Bom dia!
    Aqui entre nós, acho que nem ele percebe. E realmente piora à noite… hum…

    Beijinhos às 2!

  42. Primota, vou abusar do teu espaço e deixo aqui algo que tive todo o prazer de assinar,

    “A A.S.A.E., Autoridade de Segurança Alimentar e Económica tem vindo a impor sobre a restauração portuguesa um conjunto de regras e obrigações que em nada favorecem o povo português, pondo inclusivamente em causa valores culturais da nossa sociedade.” (…)

    http://www.petitiononline.com/naoasae/

    Não podemos permitir que estraguem aquilo que de melhor existe no nosso país e, de certa forma, aquilo que faz de todos nós portugueses.

    Beijos

  43. Carracinha Linda,

    Beijinho tb para ti!

    Fontez,

    Pelo menos admites!😀

    beijo.

    M.,

    Achas? Temos dias!😛
    Espero que não… vou ter saudades tuas!

    Beijo!

  44. Luna,

    Olá! É um prazer receber-te por aqui.
    Não te deixes enganar pelo número de comentários, nós não somos muitos, gostamos é de conversar, melhor de dizer asneiras.😉

    Beijinhos.

    Fontez,

    Foi bom o fds, mas está no fim…😦
    Bom resto de domingo para ti e que o fds tenha sido bom.

    Beijinhos.

Deixe uma Resposta

