Conto de Natal – conclusão

Saímos daquela casa a 18 de Dezembro.
A casa nova, tinha para lá de 40 anos, longe da zona nobre, dos acabamentos de luxo. Um T1 de 60m2.
Passámos nesse ano um Natal diferente. Fizemos uma ceia simples, sem o esbanjamento de outrora. O serão passámo-lo em jogos entre as três… e por alguns momentos, consegui esquecer a ruína, embalada nas gargalhadas das duas.
Antes de irem para a cama, colaram as meias no parapeito da janela da sala, parcialmente tapada pela arvore de natal gigante, que trazíamos da nossa vida antiga. Pediram-me que fizesse o mesmo e eu acedi, mesmo a saber que não teria presente, duvidava até se teria futuro…
Após o conto de Natal que lhes sussurrei até adormecerem, voltei à sala, que era na altura também o meu quarto. Fiquei uns momentos a observar as três meias, recordei os seus sorrisos rasgados, a alegria que tinham enquanto me ajudavam a pendurar a minha. Dividi pelas duas os chocolates que havia comprado, e debaixo da arvore coloquei dois embrulhos, descobrira no oriente uma feira de livros, os transportes públicos têm destas coisas… gastei quinze euros no total… noutros anos, cento e cinquenta teria sido pouco para cada uma.
De uma das caixas empilhadas na despensa, tirei um livro, um dos que tinha ainda do meu tempo de faculdade. Embrulhei-o e coloquei ao lado dos presentes delas, não queria que ficassem tristes, por eu não ter um presente.
Quando finalmente caí no sono, dormi profundamente, como já nem me lembrava ser possível. Acordei pelas seis da manhã. A arvore piscava aceleradamente e aos pés da cama improvisada tinha dois pais natais de 9 anos, de pijamas e gorros vermelhos de papel.
“HO HO HO!!!” – gritavam a plenos pulmões, tanto que receei acordar todos os vizinhos. Nas mãos tinham uma cartolina com o desenho de nós as três, ao lado da arvore de natal. E no cimo, em letras garrafais, podia ler-se:
“ Mamã este é o melhor Natal”
Efectivamente não foi o melhor, muito menos o mais fácil, mas nunca o esquecerei, e a mágoa, o fracasso que sentia em mim, desvaneceu-se naquela madrugada.
Não falhara na educação das minhas filhas!

39 thoughts on “Conto de Natal – conclusão

  1. emotivo…sem duvida!
    tás de volta linda a conseguir mexer no coração das pessoas, pelo menos a mim mexeste-o!
    bonito.parabens.
    sabes mesmo escrever…mexer nas emoçoes…es fantastica…!
    fez-me lembrar dois posts q me marcaram…de ti (n sei se te lembrarás…):
    – “…queres ser minha mama?”
    – “…Deus sabe o q faz”
    (e agora este)
    – ““HO HO HO!!!…“ Mamã este é o melhor Natal” …”

    Só tu …só tu manita!
    Abraço apertadinho.
    good Friday.
    bjsss querida.

  2. Fontez,

    Olha lá o exagero!😛

    Sim lembro os dois, o primeiro, foi lá na casa velha, mesmo antes de fechar, o segundo foi aqui… foi talvez dos mais dificeis…

    Obrigada.

    Beijinhos!

  3. Tambem me veio uma lagriminha.. emotivo sim…

    Quanto ao que o fontez diz, este poderá ficar marcado sim… quanto ao “queres ser a minha mama”, sem duvida dos melhores,se bem tenho uma lista bem mais extensa dos que me marcaram e ficaram registados.

    Beijos pa ti

  4. sorry, mas agora nao tou dopado de xanax🙂 logo n tou exagerado!
    marcaste-me de novo…!
    e gostei imenso.
    obrigado.

    bom almoço pois hj o homem vai cozinhar para a deusa…!😉
    bjss pra tres belas!

    Catia eu tb tenho uma lista extensa…aliás tenho tudo!😉 (a prendinha ta pronta a ir manita…)

  5. O Paulo bebeu ao almoço, nao ligues…
    Ainda trabalhas ou já estás por casa … De folga?? Aiii, hoje tenho jantar de natal, vou sair tao tarde…. sniff sniff…

  6. Jantar de Natal é bom… de que te queixas? vais conviver com os sacanas, que te f****** o juízo o ano inteiro!😀 😛
    Eu estou a fazer embrulhos! Pufff. E como este ano poupei na qualidade do papel, a coisa não está fácil!😦

    beijocas!

  7. Sim é verdade… é mesmo com esses!! Fazem-me um jantar quase nas vesperas de Natal, a uma sexta feira… tem algum jeito???

    Eu este ano, corro os meus pais a um um só presente, não fica mais barato, mas nao me chateio à procura.. Vou mandá-los para o Alentejo um fim de semana… como alguem me dizia, eles aproveitam, e eu fico com a casa para mim!!😀

    A fazer embrulhos?! Escusas de te preocupar mt com a minha, está bem?😉
    Beijos

  8. Cátia,

    Mandares os pais para longe… que raio de ideia… tssstsss…
    Eu nunca faria isso!😀

    Olha o meu jantar de Natal foi a um sábado! Tás a ver né? Mas até foi simpático.🙂

    As folgas não é para quem quer, é para quem merece!😛

    Beijoca e bom jantar!

    Ana,

    Um jantar de gajedo! Boa, grande sexta!

    Beijoca e bom jantar!

    (infeliz que eu sou…😦 vou jantar sozinha😦 )

  9. Sim Cátia bebi água ao almoço🙂 Um jantar de Natal com a malta do emprego? Que bom…vai ser bom linda, ora ora!😉
    Vais jantar sozinha? ai ai…q dou ja um caçasso ao gas-edc (nop nao tem nada a ver com o ‘remate’ lol)!
    Cool Amy, cool…um abraço à tua querida 80😉
    bjss pra 3 e bom fds. O Natal ainda falta (o dia, podia devia ser ser todos dias o ambiente q estamos inseridos) e como tal desejo mais além…:)
    abraço e bom jantar pra 3!😉

  10. nao vais nada…vou ja a correr aí ter ctg…ai ai…! olha q vou mesmo…bem bem…!🙂
    thanks…vou comer arroz, com atum e uma alheira…:)
    (sugestao do meu querido tio)
    até já. 😉

  11. é o tio q mais adoro…!
    um grande tio, corajoso, um ser humano autentico…
    como ele rarissimos existem…
    um ser humano fantastico…
    (perdoa-me Jesus pois nao merece mui-nobre tio)😦
    um abraço sentido a ele! (e a ti Princesa q tas noutro mundo)😦

  12. 🙂
    Não estava a brincar com o que sentes pelo teu tio, acredita, estava só a meter-me contigo por causa do arroz com atum, que por si só, já me parece… enfim, mas juntando alheira… nem consigo descrever!😛

    Feliz Natal para ele.

  13. eu sei q n tavas…eu sei…tu nao és alguem, nao és uma mulher, n és um ser, mas…
    …sim uma amiga maravilhosa que adoro, logo nao brincarias com os meus sentimentos delicados!
    bjss e obrigado.
    Também peço a Deus q mui-nobre tio tenha um bom Natal.

    comerei em paralelo🙂
    ou seja, arroz com atum, pimento verde e tomate…e dps se continuar com fome…comerei uma alheira pois a deliciosa sopa do meu tio hoje nao foi ao forno🙂
    mas em principio chegará o 1º prato!

    bjss dear.

  14. Bem, desta vez tenho k concordar c o fontez, arroz c atum é bom.. Fala-te uma entendida na matéria.. Qt à alheira despenco, claro..

    Qt aos meus pais, estava difícil.. Queria envia-los p o convento do espinheiro, m não há vagas p o dia k quero. Cartuxa tb não, por isso vão p pousada dos loios. N conheço, m espero k gostem.. Conhecem?

    Beijinho grande p todos

  15. “ Mamã este é o melhor Natal”
    Não existem bens materiais que superem a alegria de se perceber a boa educação que se dá a quem se ama (os filhos)… fico feliz por saber que na penúria alguém descobriu a verdadeira essência do natal – a família – (ainda que de alguma forma dividida).

    Beijinhos e Bom Natal.

    P.S. Também eu fico aguardando a minha prendinha de natal… eheheheheh…

  16. Cátia e Fontez, não me convencem com o tal do arroz de atum, nem com nem sem alheira!😛
    Blhaccccc!

    Cátia,

    Não conheço, mas já ouvi falar, devem ficar bem instalados. Vão gostar certamente, eles e tu!😉

    Bom fds.

    Beijocas.

    Viriato,

    Pensei muito nas possibilidades que tinha para terminar o conto, pensei até num milagre… mas optei pelo que me pareceu mais provável. Em nenhum momento eu digo que ela está feliz, em nenhum momento digo que a situação melhorou. Ela está na mesma, cravada de dividas. A família, resume-se às filhas, passaram o Natal sozinhas as três. Ela não tem sequer uma cama.
    Na verdade acho que tudo depende de como se conta. Fi-lo de forma positiva, mas estão lá todos os indicativos. Parece que ninguém os viu. Talvez pelo espirito natalício, ou porque é melhor não pensarmos nos assuntos, todos, incluindo eu, fiquei feliz por ela, quando na verdade, no dia seguinte ela não teria nada nem ninguém que a ajudasse, porque isto do amor é muito bonito, mas nunca encheu barriga.
    Foi uma confissão…🙂

    Beijinhos!

    Htsousa,

    Obrigada. Como disse ao Viriato, este conto tem muitos contornos. Todas as histórias são felizes ou infelizes, consoante o momento em que paramos de as contar.
    Fiz nele algumas criticas…

    Um feliz Natal!

    Beijo.

    Fontez,

    Um bom fds também para ti!

    Beijo.

  17. Pois eu não estou nada contente; a minha meia ficou vazia e deixaste o peru a esturricar no campo de futebol.Tudo porque quiseste! Tudo ao contrário, tinha de ser,mestra das minhas contradições! Não me arrancaste lágrimas não,esse dia ainda está para vir. Aliás é um desafio que te deixo. Serias capaz de me escrever um conto que me deixasse em lágrimas?😉

    Tem um Natal Feliz Martita, com muita paz.
    Abraço grande e votos a todos o que aqui passam de umas Boas Festas

  18. *E fique sabendo k eu tbm gostei muito do seu.
    Muito real, muito bem escrito. Trasmitem sentimentos as suas palavras, nem toda a gente o consegue fazer.
    Continue assim ^.~

  19. M.,
    🙂 Tudo ao contrário… ouço isto tantas vezes!😀😉
    Se seria capaz de escrever um conto que te deixasse em lágrimas? E eu lá quero fazer-te chorar. Se fosse para te fazer gargalhar ainda vá lá!😛

    Beijo.

    Ana Rita,

    Obrigada!

    Beijo.

  20. Quem chegou atrasada fui eu, linda!
    Mas que belo conto com que presenteaste a quem te visita!
    Ah, se todas as crianças tivessem assim um desprendimento, de coisas às vezes tão fúteis, e se maravilhassem com as belezas do coração!
    Espero sinceramente que tenhas tido um feliz Natal.

    beijinho grande

    Fa-

  21. Carracinha Linda,

    Bem vinda neste novo ano. Espero que tenhas tido um Natal e um inicio de ano, recheado de carinho e com as pessoas que amas!

    Beijocas e tudo de bom!

Deixe uma Resposta

