TITA

Hoje o conto é outro. Vou falar-vos da Tita.
Ela nasceu numa família muito, muito antiga. Uma família simples, modesta e fundamental. Dessa família sempre dependeu toda a humanidade!
Mas… há sempre um mas não é? Nós, humanos, sempre os tomámos como garantidos, sem lhes darmos o devido valor, sem termos com eles a devida precaução, o devido respeito. Considerávamos que por serem uma família numerosa, nunca nos deixariam desamparados por mais tropelias que fizéssemos, e acreditem quando vos digo que fizemos e fazemos muitas!
A família da Tita está em apuros, seremos nós capazes de mudar só um bocadinho para os tentarmos salvar e consequentemente salvarmo-nos?
Hoje, durante a manhã, lembrei-me da Tita enquanto lia um amigo. A Tita, gotita de água. Lembrei-me que ela foi uma grande amiga minha, mas eu, por desleixo e distracção não cuidei dela… deixei-a morrer!
Enfraquecia-a pelo desperdício de torneiras mal fechadas e abertas desnecessariamente, em autoclismos que utilizam o dobro do devido… em banhos exageradamente compridos, em máquinas de lavar sem carga completa!
Envenenei-a aos poucos com a quantidade de lixo que produzia e que não separava para reciclagem… pedi que outros o fizessem ao comprar demasiados produtos agrícolas, daqueles feitos às pressas, ao comprar para estragar, obriguei a que se produzisse mais e pior…
E agora, também por causa de mim, a família da Tita, corre o risco de toda ela morrer. Por causa também do meu desperdício, há cada vez menos Titas… gotitas… preciosas de água!
Eu estou a tentar emendar-me, e vocês?

40 thoughts on “TITA

  1. Eu confesso, não tenho o menor cuidado.

    No fim de semana em que estive em Lisboa, conheci uma amiga, também ela blogger que nos deu uma verdadeira lição sobre o aproveitamento das águas do banho, da loiça…. Falou.nos de ter cortado o cano do lavatório da casa de banho para desta forma aproveitar essas águas para fazer a descarga em vez dos 30 litros que são despejados do autoclismo. Na cozinha tem um alguidar para o mesmo fim. Para o banho, tem um dispositivo que lhe permite gastar apenas 15 litros de água. Esta água do duche, por enquanto, é a unica que ainda é desaproveitada.

    Esta mulher é uma pessoa de atitudes ecológicas. é vegetariana há 32 anos, pratica desportos Orientais e Ocidentais. Estuda diferentes filosofias. Trata a saude à base de medicinas alternativas. Ela está.se a borrifar se o resto do mundo não age como ela, não impõe a ninguém que tenham as mesmas atitudes, apenas mostra, com quem se cruza, as grandes vantagens que isso proporciona. E a verdade é que eu senti.me pequenina e envergonhada.
    Porque sei que daqui a uns anos, as guerras serão por um liquido que não o petróleo, as guerras serão pela água.

    Beijinhos!

  2. Ana,
    Eu não sou assim tão cuidadosa, mas tenho algumas cuidados básicos. Tento não desperdiçar, tenho um daqueles autoclismos com 2 posições de descarga e dentro dele uma garrafa de água cheia, que me permite sempre em cada descarga poupar aquele volume de água.
    Faço reciclagem, tento não comprar a mais. Lavo com máquinas cheias… tenho ainda muito a fazer, mas já faço alguma coisa.
    Não tenhas duvidas sobre a tua última frase. Será mesmo isso.
    Já se morre de sede, uma boa parte da população mundial já não tem acesso a água potável… e nós vamos a caminho!

    Beijinhos!

    Ah! E só lavo o meu carro 2 vezes ao ano… mas só por questões ecológicas!😀 😛

  3. oi marta!!faltava sim um texto teu como este!!!e tambem gostei muito do comentario da ana…na verdade a tita e a maxima essencia da nossa sobrevivencia…ela e capaz de tudo se a deixarmos correr nos locais certos…nao e perdida em cantos ou dejectos de alguem…essa tambem tem de ser aproveitada…reciclada…sim deixo-te um beijo do tamanho deste caudal que deixaste correr nas tuas belas palavras…es linda!!!

  4. Bruno,
    Confesso, a do carro é tanga, mas parece-me uma boa desculpa!😛 😉
    Eu estava em falta e o tema merecia mais, está demasiado básico! Mas pronto.
    O comentário da Ana é muito bom sim!
    Beijo.

  5. A água é daquelas coisas que que se abre a torneira e ela aparece… Quando falta telefono à companhia para fazer uma reclamação, e lá vem ela… Falta permanente de água?! Tão é todos loucos… afinal o planeta nao é maioritariamente água?!

  6. O meu comentario anterior, infelizmente, diz mt do que a maioria das pessoas pensam… Não existe cuidado, ponto final. O mundo (em geral) não está ainda mobilizado para poupar água…. Eu devia faze-lo mais tambem, apesar de já pouparmos em algumas coisas la em casa tambem.. Autocolismo, fechar bem as torneiras, no banho e no lavar dos dentes, e no verão o jardim é todo regado com água do poço…

    Gostei do texto… faltava sim…
    Beijos

  7. Gostei do teu comentário. Do “ignorante” também, porque somos todos ignorantes, porque a água vem mesmo da torneira e está sempre lá. Não há seca, não há poluição, não há desperdicio que acabe com ela. É ainda esta a mentalidade!
    Cabe-nos a nós mudar 1º a nossa e depois, pelo exemplo, ajudar a mudar os outros, como aconteceu à Ana, ao falar com a Senhora que descreveu o muito que faz!
    Obrigada pelas palavras!
    Beijos.
    (espero que tenha sido um almoço sem espinhas!😉 )

  8. marta nao vou resistir a esta…ate ultimamente poupo demais..em quase tds os liquidos e solidos..esta nao vais perceber e so para me rir sozinho…humor negro111

  9. Tu, tu és uma criatura má. Tu que vens aqui e não me deixas rir contigo, não mereces esta minha amizade! Aiiii! Que mundo injusto. Cheio de gente com humor negro! Pufff 😛

    Não percebi, mas fiz o meu filme e… uma das hipóteses não me deu graça!

  10. Pois eu acho que a cada dia que passa vou tendo cada vez mais cuidado não só com os desperdícios de água, mas também com outras questões ambientais.

    Acho que cabe a todos nós termos consciência de que, ao contrário do que se pensa, a água é um recurso e como qualquer outro tem o seu limite. Tomar banhos mais curtos (duche em vez de banheira), ter o cuidado de fechar bem as torneiras, desperdiçar o mínimo de água quando se lava a loiça á mão, etc. são gestos simples que todos nós podemos fazer. E não custa nada!

    Beijocas

    Ah… e parece que lavamos o carro com a mesma frequência. A menos que caiam uma série de Titas e o lavem dessa forma!

  11. Carracinha Linda,
    LOLOLOLOLOL
    Infelizmente caiem poucas titas…😦

    É isso mesmo, todos esses cuidados de que falas. É fundamental que a mudança comece na nossa própria casa.
    Quando eu comprei o meu ecoponto(que é lindo, quem já o viu sabe que é o mai lindo😛 ), tinha etiquetas nas tampas para quem lá ía a casa saber onde colocar o quê. Já lá vão muitos anos. Agora quando dou por mim, estou a ser repreendida pelas visitas. É bom sentir que de alguma forma influenciei aquelas pessoas!

    Beijocas e obrigada pela gargalhada!😉

  12. Olá marta!

    Tenho andado desaparecido, eu sei, mas estou a reler tudo! (Vantagens do Reader, sei o que me falta!)

    Partilho da tua consciência. Sou uma daquelas pessoas que adora um bom banho demorado. Por isso, comprei um chuveiro redutor da emissão de água. Voltei aos tempos antigos, e a água que corre antes de aquecer vai para um balde, para ser reutilizada. Entre outras coisas e sugestões das quais a Net está cheia.

    E concordo com a Plim, as guerras serão (nalguns casos já são) pela água!

  13. Htsousa,
    A net está realmente cheia de sugestões, de boas sugestões, é pena que nem todos tenham consciência da gravidade do problema. A nossa geração (sim, eu sou só um nadita mais velha😛 ) já tem preocupações ambientais, os pequeninos são cada vez mais e melhor informados, mas ainda assim há muito descaso…
    Mas por parte de quem manda nem sempre, para não dizer nunca, o ambiente é prioritário…
    Beijo, e aparece quando quiseres…😉

  14. Bom dia! Estou sim, mas com sono também… dormi menos bem.😦
    Até parece segunda, mas é quarta!😉
    Tu dormiste ou estiveste na palheta a noite toda?😛

    Beijocas!!!

  15. Orquídea = De forma imprópria considerada parasita, siginifica “Tudo que me atrai é você”

    vou po banho…hehehehe…jut joking…la por me excitares nao quer dizer nada esta escolha.

  16. Pingback: Teta « Mas afinal como!?

  17. O texto está super original! =D
    Eu tbm faço de tudo para preservar a Tita.
    Mas (há sempre um mas) sei que há muita gente que não faz o mesmo que eu. =/

  18. Sempre! parabéns pelo post. Depois do meu estágio e 12 meses como bióloga de campo, participei sempre nos trabalhos de sensibilizar as populações para as consequencias dos gastos superfluos do liquido vital. A água não é necssária à vida. A água é a própria vida!
    Eu confio que as gerações vindouras tenham consciência do problema, tenho de confiar. Sinceramente fico furiosa quando vejo vizinhos meus a lavar os passeios com a mangueira em potência máxima, é demais, mulheres com a mania de limpezas são as primeiras a precisar de instrução!

    Um beijo, de Oz

Deixe uma Resposta

