um pedaço de céu

A harmonia que me rodeava era o calmante que tinha pedido à vida nos últimos dias. O campo verde coberto de pequenas flores relembrava-me que era Primavera. Alguns pássaros cantavam as suas belíssimas cantigas repenicadas, embalados pelas pernadas de uma grande árvore de copa redonda, enquanto por baixo deles, dois esquilos brincavam com as sombras projectadas no chão ao ritmo da brisa. Pouco adiante um curso de água sinuoso e cristalino encaminhava-se para uma pequena represa, que o abraçava e perdia em seguida numa minúscula cascata. Havia ainda, ao fundo, como se de um postal se tratasse, um cavalo solitário e reluzente que pastava sob o sol do meio dia.
Senti-me invadida e conquistada por uma paz reparadora. Leve. Profundamente leve. Quando dei por mim, rebolava pelo tapete colorido que cobria o solo, como aquela gota inesperada rolava, ligeira, pelo meu rosto. Absorvida pela imagem daquele pedaço de paraíso ignorei a gota, tal como as que se lhe seguiram. Primeiro eram espaçadas, fáceis de ser ignoradas, depois, tornaram-se mais frequentes e tornou-se imperioso encontrar um abrigo. Era o que fazia, perscrutando o espaço com um olhar atento, quando um grito entrou pelos meus ouvidos, tornando o cenário negro e estancando a chuva.
“JOÃO! Pára de molhar a tua avó!”

28 thoughts on “um pedaço de céu

  1. fantastico texto…!
    “entrando” nele, na atmosfera ditada repara-se numa calma interessante.
    faz lembrar um passaro que voa livremente, alegre por sentir a energia da paz da natureza…o seu “arco-iris”…belo!
    A parte final é engraçada…dps de uma viagem fabulosa!🙂

    bjs manita e bom fds.

  2. Plim,

    Há putos engraçados não há?!😀
    Este até fez chover no sonho da avó… só para a senhora não ter muito calor!😛

    Beijinhos!

  3. LOLOLOLOLOLOL
    😀 😀 😀

    E é assim, que vais deixando pérolas neste “aqui”! “Um sonho molhado”
    Tu não existes miúda!!!😛

  4. ohh, aonde fica esse pedaço do céu? É perfeito! Se a Marta o encontrou dentro da imaginação, deve existir de facto. Sorri durante o conto e gargalhei no final. lol

  5. tss enganaste-me outra vez

    adoro ser enganada.

    estava a ver já uma desejada chuva a cair sobre uma sedenta planicie alentejana..

    beijo

  6. R. Filgueira,

    Outro dia afirmei aqui que sou feliz, e consigo sê-lo, porque encontro pedacinhos de céu onde muitos vêem demasiado sol ou demasiada chuva. Nem sempre foi assim, nem todos os dias o é… quando fico de olhos vendados aos pedacinhos de céu que se cruzam comigo todos os dias, por estar demasiado ocupada com o meu umbigo, nesses dias é quando me sinto naquela linha ténue que separa a sanidade da patologia.
    Um bom fim de domingo, recheado de momentos…

    xii

    Cris,

    Claro que existem, basta que os saibamos reconhecer! Que bom que sorriu e gargalhou.🙂

    Beijo.

    M.,

    Adoro enganar-te!😉
    Em vez de uma planície sedenta, era uma avó sonhadora com um neto deliciosamente traquinas.

    Beijos!

  7. Marta, consigo …(pronomes oblíquos tônico “comigo”, “contigo”, “conosco”, “convosco” e “consigo” indicam o caso) ; mas o trocadilho tb…tb sou feliz😉
    um xii

  8. Ola primota,

    Este é um daqueles “contos à Marta”, em que nada é o que parece…. e que tornam-se conhecidos e reconhecidos por isso. Se existe um estilo proprio em cada um, entao posso dizer-te que este é o teu estilo. Gostei do conto, suave, uma delicia… e depois, o final que não esperamos.

    Mas … o raio do miudo nao tinha mais nada para fazer?! E onde foste buscar esta ideia, ah?!

    Quanto ao comentario da plim… nada que nao se esperasse dela… tss tss…

    Que bom ler-te.
    Beijo grande grande

  9. 😀

    Tadita da Avó… estava a levar um banho. Mas não me parece que ela estivesse muito incomodada com isso.

    Bom… agora vou fazer muita força para abrir de vez os meus olhinhos… hoje o sono ataca em força. Mas é por um bom motivo: até fim de Agosto horário directo das 08:00 – 15:00. Sempre dá para depois dormir a sesta.

    Bjs

  10. Martxinhá, cadê vocêeee? Eu vim aqui só prá txi vêeeee!!!
    Martxinhá, cadê vocêeee? Eu vim aqui só prá txi vêeeee!!!!

    Todos comigooooo aumentando o coro!

    MARTXINHÁ, CADÊ VOCÊEEE? EU VIM AQUI SÓ PRÁ TXI VÊEEEE!!!!
    😀

  11. Bora lá plim, ´

    MARTXINHÁ, CADÊ VOCÊEEE? EU VIM AQUI SÓ PRÁ TXI VÊEEEE!!!!

    MARTXINHÁ, CADÊ VOCÊEEE? EU VIM AQUI SÓ PRÁ TXI VÊEEEE!!!!

    MARTXINHÁ, CADÊ VOCÊEEE? EU VIM AQUI SÓ PRÁ TXI VÊEEEE!!!!

    MARTXINHÁ, CADÊ VOCÊEEE? EU VIM AQUI SÓ PRÁ TXI VÊEEEE!!!!

  12. Isto é que é vida!
    Eu também quero férias…
    Mas não achas que é há tempo de mais?!
    Maaaaaaaaaaaaaarta!!! tás a ouvir?
    Desculpa se te acordei… a Cátia é que mandou!

    Beijokas

  13. R. Filgueira,

    É por demais evidente, mas ainda assim apetece-me afirmar para que não restem duvidas, eu não tinha percebido!😀
    Ser feliz parece-me que lhe está no sangue… gosto disso. Atitude!

    xii

    Cátia,

    Ai que emoçon, tu achas que eu tenho um estilo próprio?!😀 BOAAAAAA!!!!
    Obrigada.
    Onde fui buscar a ideia… queria qualquer coisa positiva. Queria conquistar um pedacinho de céu. E queria também refrescar-me… mas como não tenho neto!😛

    Beijocas!

    Carracinha,

    Esse teu horário novo é uma delicia! Estou aqui invejosa que nem posso!😛
    Quanto a ter ido de vez, sabes que eu não iria sem me despedir. Eu posso demorar, mas eu volto e não tarda estou a reclamar contigo das 2ªs feiras!😉

    Beijokitas!

    Fa,

    Tu tens um neto João?!😀
    Isto lá são férias…😦 mas pronto… qualquer dia já passa!😉

    Beijinho grande!

    Plim e Cátia,

    É SEMPRI UMA EMÓÇÃO MUITO GRANDXI TAR AQUI.
    EU AMO VOCÊIX VIU?!

    ALEINTÉJO I IXTRÊMADURA É TUDO O MEIXMO PAÍX!!!!😛

    agora quero ouvir vocês

    “se eu não te amasse tanto assim, talvez não visse flores, por onde eu vim, e vivesse na escuridão…”😉

  14. 🙂
    Não, não tenho… mas tudo é possível. Marido:João; Filho: João; sogro: João… como vês hei-de ter, um dia, um neto João!

    Bem regressada!
    Beijokas

  15. Fa,

    Pois :s já vi que João é um nome que não te diz muito!😛
    Eu gosto imenso do nome. Normalmente escolho nomes que gosto para os personagens que acho interessantes e este puto era um sacaninha delicioso!

    Beijokas!

Deixe uma Resposta

