temente

Ontem voltou a acontecer. Eu sei que é a minha obrigação como mulher. Sei que é assim que deve ser, mas às vezes… que Deus me perdoe, tenho vontade de fazer como as outras e tomar os malditos comprimidos.
O homem também já me disse o mesmo, que se calhar era melhor arranjarmos alguma solução, eu só tenho 40 anos e já vou no sétimo gaiato. E posso garantir que muitas foram as vezes que pecámos nestes anos, muitas foram as vezes que… bem, o homem parou a coisa… eu até tenho vergonha de dizer isto. Eu por mim, tinha feito como o senhor padre disse, mas eu sou mulher, já se sabe, sou mais forte nestas coisas, mas o homem…
Já me confessei muitas vezes por causa destes meus pensamentos e quando eles me chegam, rezo muito para que vão embora. Eu sei que os filhos são a nossa maior alegria, e ninguém gosta mais dos filhos que eu, mas… o dinheiro não é muito e eu já tive que deixar de trabalhar fora, tenho que tratar deles e tratar da casa e tenho dias que… sei lá, que penso que se me vem mais algum ainda perco o juízo por não ter o que lhes dar para comer. O senhor padre tem-me ajudado muito, é um homem caridoso, tenho recebido muitas ajudas da paróquia, mas parece que me sinto mal… isto não era o que eu queria para os meus filhos. Gosto muito de falar com o senhor padre, ele tem estudos, sabe dizer as coisas certas e já me explicou que a única coisa que posso fazer é… deixar de… mas o homem quer lá isso. Ele também é temente a Deus e sabe como é que as coisas devem ser feitas, mas também é homem e…

Nota:
Este texto vem na sequência de duas noticias,
esta e esta.
Fica muito por dizer… talvez num outro dia!

Para os que não sabem podem ver aqui em traços gerais, a distinção que faço entre Deus e a Igreja.

78 thoughts on “temente

  1. ninguém deve temer Deus.
    no fim, cada qual será julgado, como esse padre que rejeita um filho/a de Deus. (a inquisição religiosa sempre existiu/e/rá!)

    Somos todos filhos de Deus.
    Todos diferentes todos iguais!

    Rezemos pelos nossos irmãos, por todos, mas sem temer, muito menos temer Deus.

    Deus e não padres, e religiões.

    “Rios” (religiões) é uma coisa, “Mar” (Deus) é outra!

    gostei do post, muito até.

    bj grande manita.

  2. Fontez,

    (estava a responder-te ao mail, a dizer para me responderes aqui… já o fizeste, mas não deixaste o link para o teu texto, vou deixar eu).

    Temente a Deus é alguém “fiel a Deus”, dizem, embora eu o entenda um pouco como disseste, temente de temer, creio que foi assim ao longo dos tempos, confunde-se respeito com medo lamentavelmente.

    Obrigada pelo comment!

    O post foi escrito, porque acho fantástico este alimentar da miséria, da material e da intelectual. Acho fantástico como se “proíbem” contraceptivos, entre os quais os preservativos, quando se morre de sida. Acho fantástico como se assume o papel de Deus e se julga o próximo pelo crime contra a vida que é tomar uma merda de uma pílula… ora façam-me o favor!!!

    Beijo.

  3. Olá

    Estava para falar deste assunto lá no meu sitio…. a igreja católica há muito que perdeu as perspectivas, há muito que deixou de ser razoável, aliás, mesmo do ponto de vista histórico, são muito poucas as alturas em que o foi.

    Palavras para quê?… parabéns pelo texto…fantástico.

    Jorge

  4. Ola Primota, boa noite.

    Já cá tinha passado de tarde, mas sem tempo (ou disponibilidade) que este tema merece. Como muitos daqui sabem, fui criada no seio de uma familia que frequenta a igreja, assim como eu frequentei assiduamente, em tempos… Mas nunca, e volto a repetir nunca, passaria pela cabeça de alguém (minha ou da minha família) colocar em causa os tais comprimidinhos ou os tais preservativos! Seremos / Serão menos católicos por isso?! Não creio… Mas se o somos, que assim seja, mas prefiro manter-me saudavel, e criar uma familia estruturada e planeada (se o vier a fazer).

    A verdade é que a igreja está muita aquém dos pensamentos e ideiais da sociedade de hoje. Pensava eu que, nos ultimos anos, estaria a avançar um pouco com uma nova geração de sacerdotes, com um Papa que, mesmo com alguns erros, era incentivador da Joventude e parecia entender (melhor) os problemas de hoje. Mas nem os Papas duram para sempre, e com este “novo” Papa conservador, recuaremos na história. Voltarão as missas em latim?? Voltará a “temencia” (de temer) a Deus?? Não obrigada… Deus não é Pai, Amigo e Companheiro? Nesse sim acredito, naquele que não me rejeitará por cuidar de mim, dos meus próximos e dos meus filhos.

    Obrigada pela chamada de atenção. Porque é preciso falar…
    Beijocas

  5. Jorge Soares,

    Obrigada.
    Concordo que a igreja católica não reconhece o mundo em que vive. Mas que fique claro, não acho que seja só a igreja católica, acho que são todas elas. Lamento que assim seja, lamento porque acredito em Deus, mas não posso aceitar este tipo de coisas.
    Um bom dia!

    Cátia,

    Falámos sobre este assunto na última vez que estiveste lá em casa, na altura ainda não sabíamos desta confirmação da proibição de todo e qualquer método contraceptivo. Não sabíamos ainda deste marcar de posição face aos “criminosos” que atentam contra a vida humana ao usarem um preservativo. Acho isto vergonhoso.
    Mas sabes, entendo que seja preciso aumentar o “rebanho”, para isso quer-se o povo “temente” e de preferência burro. Querem-se missas em latim, para que o povo não as entenda, mas as “tema”. Querem-se homens no comando e mulheres subservientes. Afinal de contas, temos a língua grande demais e não sabemos guardar segredos… enfim… percebo que a cada dia que passa me afasto mais, se estou errada? É possível. Que me expliquem então este rol de asneiras.
    Tal como tu, acredito que Deus não te rejeitará, por cuidares de ti e dos teus, que não te rejeitará por queres uma família estruturada, planeada e responsável, pelo contrário.
    Mas quantas pessoas não existem neste mundo e mesmo neste país, que face ao que “Deus manda” e ao que o senhor “santo padre” diz, seguem e pronto?… nem todos foram ensinados a pensar pelas suas próprias cabeças… são esses que me preocupam.

    Beijinho querida e um bom dia!

  6. Ui, amiga!!! Isto é matéria que sempre me deu muita dor de cabeça…
    Sabes que sou casada, há 27 anos, mãe de três filhos, planeadinhos de três em três anos… católica (praticante),
    muito apaixonada sempre e segura da reciprocidade.
    Não é fácil!!!
    mas abstenho-me de outros comentários.

    Beijinhos

  7. Bom dia primota!!

    Sim, é verdade que falamos ainda no ultimo jantar… Alias falamos varias vezes sobre este assunto… Mas a ideia de proibir o uso de contraceptivos para aumentar o rebalho, so tu te lembrarias…😛

    Deus diz e o Senhor padre transmite? Nao me cheira que as coisas funcionem assim… Mas sei que ha muita gente a pensar desta forma neste nosso paízinho…

    Oh Fa, aguardava o teu comentario e afinal ficas pelas constactaçoes? Fico na esperança do teu regresso…

    Primota, que tal convocares o luis?😛

    Beijos para todos

  8. Penso que a igreja – catolica apostolica romanica – é demasiado benevolente!
    Casal que utiliza se anticonceptivos era para a fogueira directos…
    Ja nao ha papas como os Borja

    xii

    (das maiores fontes de rendimentos para as freiras – acolhimento de menores em internato…)

  9. Fa,

    Obrigada pelo teu comment, tal como a Cátia, confesso que também o aguardava. Não posso deixar de dizer que o achei um nadinha curto, mas também tenho que referir que não me desapontaste. Creio que esta é uma questão de bom senso, não de fé.
    Mas como te sentes quando se levantam vozes dentro da instituição em que te apelidam, pelo facto de teres planeado a tua família, de atentar contra a vida humana? Como te sentirias se te negassem a comunhão? Não consideras um perigo esta imposição, para os que ao contrario de ti a seguem cegamente? (porque os há)

    Beijo grande!

    Cátia,

    Eu sei que embalo e que digo asneiras, mas essa nem sei se é assim tão grande. Pensa comigo, mais população e mais amedrontada, daria certamente um maior rebanho, desde que treinados desde tenra idade, mas isso parece-me evidente que seriam. As tuas opções, as tuas opiniões dependem da tua vivência, da tua liberdade, dos ensinamentos que recebes… quando não conheces mais que o teu quintal, quando não sabes dizer duas palavras seguidas e vem alguém que além de saber tudo directamente da fonte, ainda fala coisas esquisitas…
    Convocar o Luís… seria certamente interessante, mas talvez não estejamos na altura certa…😉

    Beijocas!

    R. Filgueira,

    lol Muito benevolente mesmo! Realmente o mundo está tão em fim de mundo, que na volta o melhor era reavivar determinadas tradições como as fogueiras, apressando o juízo final. Acabava-se logo com os malandros dos pecadores e provava-se de vez que se é pró-vida!

    xii

    (o alimentar da miséria serve sempre a alguns…)

  10. Marta,
    o planeamento é querido pela Igreja, como tal NUNCA é um atentado à vida humana. Contracepção e diferente de planeamento. Podes planear a família sem contraceptivos. Dir-me-ás: é impossível. Eu digo-te: não, não é! Mas não é fácil nem sempre eficaz, tal como qualquer método não natural não é 100% eficaz e seguro. Tens é que adaptar a ti (melhor, ao casal) o que achas ser melhor para os dois, e sempre de mútuo acordo, com muito amor encontrar um equilibrio que satisfaça os dois. Pois “cada qual sabe de si… e Deus sabe de todos”.
    Uma vez disseram-me que o que era feito, com muito amor, no leito conjugal, não era pecado…
    Para mim, é melhor planear com contraceptivos (se os métodos naturais forem impossíveis de aplicar) do que abortar. Abortar é matar, e nessa questão, para mim, é ponto assente de que Nunca deveria ser sequer pensado. E atenção que há contraceptivos que podem ter função abortiva (neles incluo os DIU).
    Como vês é um assunto, para mim, deveras polémico… não me queria meter muito, porque não sou exemplo para ninguém, porque falho a todo o passo, porque não estou completamente segura se estou certa ou errada… porque… não tenho o direito de julgar ninguém.

    (Agora não me dêem muito tau tau!)

  11. Ah! sobre as notícias cujos links indicas:
    Atenta bem nos títulos e como depois é orientada a notícia. Os títulos falam em contraceptivos em geral e depois o corpo da notícia em si é algo diferente.
    A primeira deve estar muito mal contada.

    Na segunda:
    “está impedido de dar a sagrada comunhão eucarística a todos aqueles católicos que manifestamente têm perseverado em advogar, contribuir para, ou promover a morte de seres humanos inocentes”
    “diversas pílulas, DIU [dispositivo intrauterino] e pílula do dia seguinte” e os que recorrem a “técnicas de fecundação extra-corpórea, selecção embrionária, criopreservação, experimentação em embriões” e outros métodos de reprodução medicamente assistida.
    Onde é que estão aqui todos os métodos contraceptivos?

  12. Fa,

    “Uma vez disseram-me que o que era feito, com muito amor, no leito conjugal, não era pecado…” – só no leito conjugal?

    Quando falas em planeamento, dizes que, e eu concordo, uma família deve ter a liberdade de escolher o número de filhos que quer e pode ter e quando o deve fazer. Eu pergunto-te porque não posso eu fazer isso usando um preservativo? É mais legitimo se utilizar uma tabela? Nem todas as mulheres são assim tão regulares. E pergunto-me também porque raio os mais espertos podem driblar a questão fazendo umas contas, que alguns não saberão fazer.
    É mais amor, se eu disser ao meu companheiro: “Olha querido, hoje até me apetecia, mas não, guardamos isso para quando eu não estiver em período fertil?”
    Dias regidos por tabelas são sinónimo de afecto?
    O aborto é outra questão completamente distinta. O aborto utilizado como método contraceptivo também sou contra, mas não creio que uma mulher digna desse nome recorra ao aborto por dá cá aquela palha. Se há quem o faça? Sim, há, são os mesmos que se não fizerem o aborto enforcam os filhos à nascença no cordão umbilical e os deixam no lixo e os abandonam e… etc, mas existem também e conheço infelizmente um ou outro caso de pessoas que fizeram a terrível escolha do aborto, que nunca os abandonará, mas que era a única hipótese que se lhes apresentava.
    O facto de realizarem abortos, nunca me poderá obrigar a fazê-lo também. O facto de não ser permitido fazer um aborto, nunca fará com que eles deixem de existir. Foram estas as duas razões que me levaram a votar a favor da despenalização. Mas isto é uma outra discussão que não encaixa no que aqui defendo.
    O que eu defendo aqui são o uso de contraceptivos, ponto final.
    Não és tu que falhas, somos nós. Eu não julgo quem quer ter 20 filhos, nem quem não quer ter nenhum, o que eu não tolero é a imposição de uma ideia, que pode muito bem estar errada, como eu acredito que está. E a diferença é que se eu estiver errada serei eu a responder por isso, não impus a ninguém um comportamento igual ao meu.

    Quanto aos links que deixei, onde estão todos os métodos contraceptivos? Na primeira noticia. Estará mal contada? Deixo-te outro link.
    http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_25071968_humanae-vitae_po.html
    (pontos 14 e 16)
    Quanto à segunda noticia, quem toma a pílula atenta contra a vida humana.

    Quanto ao tau tau, nem te estou a dar nem estou a levar, nem ninguém aqui dá tau tau a ninguém, que a chafarica é livre, mas tem regras. Impostas por mim é certo, mas eu sou ditadorazeca de meia tigela.😉 Além do mais, se todos pensássemos da mesma forma não teria interesse. Gosto de conhecer opiniões contrárias à minha, isso permite-me repensar as minhas, tendo ao meu dispor mais informação, reforçando-as ou não depois dessa reflexão.
    Para já continuo com a mesma opinião, assim como não duvido que tu mantenhas a tua.

    Obrigada Fa!

    Beijinhos!

  13. “O Vaticano pode autorizar a utilização de preservativos dentro do casamento, no caso de um dos parceiros estar contaminado pelo vírus HIV, dizem especialistas…
    A posição oficial do Vaticano é proíbir os católicos de utilizar qualquer método contraceptivo, mesmo para evitar a transmissão do vírus HIV entre parceiros casados.”

    Nao me interessa a posiçao particular de um ou outro padre mas sim a posiçao do vaticano em relaçao ao uso do preservativo É OU NAO Ë PECADO¿?¿
    nao é que me aqueça ou arrefeça a resposta😉 é mesmo só para saber…

    xii

    ps.- Esta previsto algum post sobre a anulaçao dos casamentos pela igreja¿?¿? é que temos por aqui freguesa – a infanta elena….

  14. R. Filgueira,

    Sem dúvida, é a posição do Vaticano que importa. É o Vaticano que proíbe o uso de contraceptivos. Na verdade eu até acho que há padres mais razoáveis, que adaptam o discurso, no entanto para mim isso não altera o problema de fundo.
    Parece que é!

    Pessoalmente estou-me nas tintas para o que o Vaticano diz, mas como disse à bocado à Cátia, há siga cegamente a igreja, a Católica e outras e há conta da “fé” de uns, vão morrendo outros.

    Obrigada pelo contributo.

    xii

    (estar não estava, mas…
    freguesa? Agora não percebi.)

  15. “só no leito conjugal?”
    é claro que não!!! pode ser no sofá, na mesa da cozinha… ahahahahah!!!

    Não acredito em todas as notícias que leio porque tenho um pé atrás relativamente ao jornalismo que se faz por aí e acho que se tem que ler certas coisas no contexto em que foram proferidas.
    Relativamente aos métodos contraceptivos não sou totalmente contra desde que não sejam abortivos. A palavra “contraceptivos” por si só já me causa uma certa aversão, porque me remete para para uma Concepção que de algum modo se quer que falhe ou aborte. Chamem-lhe anticoncepcionais que aí já me lembra o evitar uma Concepção, mas é claro que nestes incluo um reduzido número, e nunca uma pílula do dia seguinte nem um DIU. E o planeamento não se faz só com métodos naturais…
    E ~claro que não concordo que quem toma a pílula atente contra a vida humana em toda e qualquer circunstância, e depende do tipo de pílula, e depende…
    não quero bater mais no ceguinho.

    Biju

  16. R. Filgueira,

    A infanta Elena quer anular o casamento? É facil, a igreja anula desde que não consumado. Resumindo, se ela provar ser virgem pode ser simples!
    Espere… a Infanta… pois não sei, pode haver outras regras para a realeza…

  17. Fa,

    LOL😀 Só ainda li as primeiras linhas e já estamos de acordo!😀

    Continuo a ler e continuo a concordar. O jornalismo que se pratica tem muito que se lhe diga. Por isso te deixei o outro link, parece-me mais fiável.
    O que também me parece é que a tua posição é bem mais razoável que a posição oficial da igreja.
    Mas pronto, não se bata mais no ceguinho como dizes.😉

    Beijocas!

  18. Marta,
    tu fizeste-me falar… e eu não queria… está a ver que só meti água, porque as orientações da Igreja só visam o nosso bem. Nós é que pretendemos enveredar pelo caminho mais fácil e muitas vezes sem saber o que é melhor para nós. Neste link que deixaste no coment não vi nada que não soubesse já. O mundo está a mudar para cada vez pior e as pessoas estão cada vez mais egoistas, daí certas orientações que devem ser imutáveis. Acho que se aplicam bem aqui as palavras de Jesus “quem tem ouvidos que oiça”.
    Prontos… tou chata!!!
    Biju

  19. Fa,

    Eu não te quero fazer falar mais, porque não quero que te sintas pressionada a fazê-lo nem que mesmo sem quereres vás contra o que acreditas.
    Mas quanto a mim, desta vez não posso de todo concordar. É Deus que quer o nosso bem. A igreja são outros quinhentos.

    Será que o mundo está assim tão pior? Estaremos agora mais bárbaros? Mais selvagens? Teremos agora maiores desigualdades? Mais injustiças? Afinal quando foi o mundo bom, justo, tolerante? No tempo de Cristo em que o pregaram na cruz? No tempo do “terrorismo” romano? No tempo do “terrorismo” Cristão? No tempo de todos os “terrorismos” da história? Nós aprendemos a palavra terrorismo e gostamos de a usar como se fosse uma coisa nova. será que é? Quando foi o mundo um lugar de igualdade, de amor pelo próximo, de respeito?

    Não precisas de me responder obviamente, nem sequer já tem que ver com o post. Sabes, eu tenho dias em que mal tenho tempo para me coçar, mas tenho outros em que tenho muito tempo livre… dá-me para pensar asneiras, ainda que umas mais que outras!😉

    Beijos!

  20. Marta,
    quanto ao estado do mundo, são pontos de vista…
    Quanto a Deus e à Igreja eu acredito que se Jesus fundou a Igreja sobre Pedro, uma pobre pedra humana, por alguma razão foi…
    E agora, sem ter nadica de nada a ver com o nome que usas na bloga, mas tem a ver com todos nós, com o nosso cootidiano, lembrei-me de outra frase de Cristo: “Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária”” (in: Lucas 10, 38-42)

    Beijitos

  21. “as orientações da Igreja só visam o nosso bem.”..?¿?¿
    Oh Fá (nao me interprete mal) é a imagem viva de que ainda ha “crentes”…

    …………….

    somos familia de acolhimento de crianças em urgencia (maltrato, abandono em tramites de adopçao) e se lhes contara a loucura que foi este verao com todos os serviços transbordados sem dar saida a tantas crianças… isso sim que me preocupa, agora o que diz o vaticano sobre a pilula, com perdao ,me importa un bledo

    …………….

    Marta (freguesa/cliente ;)) aqui é o prato do dia; seja da realeza ou nao. Nao ha pseudo famoso que nao queira anular casamento que nao consiga… Isabel Presley, Rocio Jurado a filha Rocio Carrasco uma lista sem fim de pena e em tempo record agora a proxima clienta é a infanta…

  22. Fa,

    Bom dia. Percebo a frase. Acho que precisamos de muitas coisas, começando pelo respeito, passando pela tolerância, etc, mas percebo esse “necessária”, ou fundamental…
    E…😉

    Beijo!

    R. Filgueira,

    Bom dia. É verdade que há assuntos bem mais importantes, esses são os problemas a que devemos dar prioridade a discutir e a resolver (devemos, salvo seja). Mas penso que as raízes de muitos problemas graves encontram-se em coisas bem mais simples, como as orientações que recebemos daqueles em que acreditamos.
    Como num acidente, são o somatório de pequenas ocorrências que isoladas não teriam qualquer consequência, mas que em conjunto, são desastrosas!

    Os “descasamentos” desconhecia, confesso que não dou muita importância aos mundos cor-de-rosa, mas é interessante saber que para esses anulam-se casamentos sem problema… uma coisa muito justa…😉

    xii

    Jorge Soares,

    Quem dera que fosse, acho que há até exemplos bem piores!

  23. (de salutar) uma discussão muito boa sobre o tema em causa, decorre!

    a minha opinião continua inalterável:
    “há muitos rios a correr para o mesmo mar”.

    uma coisa é de afirmar com veemência:
    a maldade está em cada esquina, ninguém está imune. Felizes os que a enfrentam com amor e coragem, nunca temendo o caminho de Cristo.

    a questão da pilula é algo de complexo, já a questão do preservativo é primitivismo puro da Igreja.
    Todos temos as nossas opiniões pelas vivências que temos.

    Amar Deus à nossa maneira, façamo-lo!
    O melhor caminho é ir ao encontro da paz de Cristo com amor, o resto é paisagem, …, seja igrejas, seja politicos, seja seitas, seja o q for…mas sim é preciso mt coragem e fé…pois n tamos sozinhos…n tamos…já a oração espelha: “…Criador de todas as coisas visiveis e invisiveis…”. Rezemos sempre para que a Luz Divina nos acompanhe. Mas não fiquemos sentados no sofá, façamos a vida uma dávida e pautemos pela diferença neste mundo.

    uii, já escrevi q nem louco🙂
    bj a todos…anjo, fa, manita…e a malta.

  24. oooooooooo que é que se bebe aquiiiiiiiiii?

    Isto anda mt parado primota… vamos lá agitar a chafarica, é sexta a noite… ok, nao estás… vou passando.. ou entao.. bom fim de semana!!

    beijinhos

  25. Fontez, a malta aqui agradece😛

    Primota, será que nao estás porque andas a pôr as leituras em dia?😀

    Beijos para ti, para a Fa, Rosarinho, Jorge, e para ti Malta, ie, Fontez.

  26. realmente a Cátia tem razao, o cantinho da manita anda paradinho…🙂
    mas eu compreendo-te manita…eheh…tb mereces🙂

    bjs pra mazinha Cátia lol, e para todos.

  27. Fontez,

    Há muitas formas de acreditar. Se são ou não todas válidas, não sei. A minha, baseia-se na tentativa de não prejudicar ninguém, o que obviamente me inclui a mim própria. Procuro não julgar, respeitar. Boazinha não sou. Sou dura. Sou brusca, sou fria por vezes. Mas sou o que sou e por isso responderei eu.

    Gostei também deste post e da conversa que dele resultou!

    Beijo grande e boa semana!

    Cátia,

    Muito paradito… pois…
    Sabes que não li muito, mas li alguma coisa. Gostei, principalmente e especialmente, para já…😉

    Beijo grande e boa semana!

    Bruno,

    Pois vens, e como todos os que conheço deves adorar a tua familia grande. O que eu disse por aqui, não invalida o amor, a cumplicidade…

    Beijo Grande e boa semana!

  28. o importante não é acreditar, mas viver.
    a questão do julgar é simples:
    se julgamos os outros teremos antes de julgar a nós…e aqui os membros da Igreja falham…mas atenção, todos somos imperfeitos.

    Parafraseando migo Luis Carlos (http://espiritualidades.blogspot.com/):
    “Se houvesse algo no mundo que eu não gostasse, é por que haveria algo em mim que eu não gosto, não gostaria de mim mesmo, só assim poderia haver algo que não gostasse. Eu gosto de mim, portanto gosto de tudo”

    bj grande manita e bom começo de semana de trabalho.

    p.s. vou-te enviar entao Taiki direitinho…:)

  29. Fontez,

    Começando pela frase que deixas, não posso dizer que concordo. O mundo está cheio de coisas que não gosto e por mais que eu goste de mim, não irei gostar dessas coisas coisas nunca.
    Mais, eu gosto de mim, principalmente quando aceito tudo o que em mim não gosto.

    O Taiki já chegou no mail. Mas ainda não li…

    Beijoca.

  30. Concordo plenamente contigo, Marta (na resposta ao Fontez).

    ‘Mais, eu gosto de mim, principalmente quando aceito tudo o que em mim não gosto.’

    Não venho atrasada em relação a este assunto que nos deixas, certo é que tenho uma opinião muito radical em relação à igreja. E por isso mesmo e por respeito, porque sei que grande parte dos que te lêem são católicos, praticantes ou não, prefiro mantê.la para mim, num circulo de amigos, pouco mais… e resumir em poucas palavras apenas isto: até fico com manchas vermelhas dos nervos!

    Beijinhos a ti. A todos.

  31. Olá Marta
    O eterno dilema por aqui…
    A Igreja comete erros desde sempre e irá continuar a cometer. Agora, a Palavra de Deus vive num livro sagrado que ainda muitos não souberam sequer interpretar mas, entre párabolas, textos, salmos e seja mais o que for, onde está escrito que Deus condena a pilula, o preservativo, a homosexualidade? à parte uma citação qualquer de S. Paulo que nem sequer se encontra bem esclarecida, não vejo absolutamente nada.
    Quer a Igreja fazer crer que um Deus que tem tudo de misericordioso e que ama os seus filhos por igual sem excepção nenhuma até o pior dos humanos vai punir a Humanidade quase toda por opções que em nada afectam o seu carácter ou as suas acções na vida perante si e os outros?
    A Igreja tenta atingir pela consciência das pessoas e convenhamos que nalguns casos exagera até ao rídiculo: é preferível que nasçam filhos indesejados e venham a sofrer uma vida inteira por isso? as consequências são muitas e complexas e~Deus nunca deseja isso a um filho Seu.. basta pensar um pouco como Ele.A consciencia faz-se..
    e deixemos a Igreja, os padres e o vaticano a falar… ninguém precisa que eles ensinem o que é pecado.

  32. PS: e Marta,. fiquei encantada de te ter lido no outro lado,adorei mesmo. Resolvi aderir por convite porque precisava de me sentir preenchida. e acredita que ali sinto🙂

    beijo grande

  33. M,

    Concordo com o teu comentário como é evidente. Acredito nesse Deus que falaste, que ama os seus filhos, usem ou não um método contraceptivo, tenham a orientação sexual que tiverem, etc. Nesse e só nesse!

    Eu cheguei lá ao outro lado porque te segui no Bono, e depois de lá estar, fiquei com a sensação de que já lá teria ido… mas não estou certa disso. Mas só podias ser tu, além do link do Citadel, “eu finjo ter paciência”, não deixava margem a qualquer duvida!
    Gostei de te ler naquele registo. Depois fui ao Citadel, para ler o outro registo, o que preciso de tempo e de me abstrair do mundo por um bocado… percebi então que não ia lá há mais de um mês… percebi pelo obvio último post. Não o tinha visto.
    Sabes, de todos os que visito e que comento, tu e agora a Fa nos seus retalhos, são quem eu vou ler como quem lê as páginas de um livro. São blogues onde não se fala, onde se faz silêncio e se aprecia a arte, a vossa arte. Neste último mês tenho precisado ainda mais de barulho, de distracção, de lutas, qualquer coisa que me distraia do meu umbigo, que tem tomado proporções enormes, mas que não me obrigue a um exercício mental, que não precise de um raciocínio mais expedito…
    Isto para dizer que não te fui ver, que não sabia que estavas em pausa, mas que não te esqueci, nem poderia!😉

    Beijo grande!

  34. obrigada, não sei se de facto estou em pausa no citadel ou se me resolvi de vez a ficar ali junto àquela equipa fantástíca, uma dupla em que cada um dos protagonistas é um exemplo de vida. Fiquei mais pequena quando os conheci. e agora não me afasto deles por nada. Um dia, quando tiveres mais tempo ou disposição repara neles, ou seja, na barra lateral daquele onde me comentaste e verás que aquilo é não um mas 4 espaços. Têm toda a razão de ser. Mas isso cada um tem de o descobrir se quiser. Eu adorei descobri-los. Entretanto põe-te boa de raciocíonios..precisarmos de espaço ou de qualquer coisa diferente é normal e faz de nós apenas humanos.

    volto depois para ler ali em cima

    beijo

  35. M,

    O afastamento do Citadel será sempre uma pausa. Mais cedo ou mais cedo acabas por regressar. Podes tirar férias, podes mudar de casa, mas o Citadel, que não poderia ter outro nome, será sempre A tua casa. (claro que posso estar enganada… mas isso veremos com o tempo)😉

    Irei descobrir o novo espaço sim. Para estares com eles, só podem ser bons!

    Beijo.

  36. Não lí todos os comentarios, mais, o pouco que lí entendi que são os mesmos sem todo o conhecimento do Senhor nosso Deus,,,ou seja,,,não leem e se leem,,, acreitam que não é o que estão lendo,,, apenas pela …. de não seguir o que leram,,, pois o que está escrito no Livro Sagrado, o que lhe é de ser entendido é como lá está…Mais é como muitos católicos e outros, que leêm, ..”não faras para ti imgem de escultura nes semelhança alguma do que há em cima nos céus nem em baixo na terra, nem nas aguas debaixo da terra, não te encurvará a elas nem a servirá”… Isso o próprio Senhor o disse… e outra milhares de citações em mesma relação,,, no entanto muitos homem/mulher ignoaram… um dos seus leitores disse que não existem referecia de reprovação do Homossexualismo e outras abominações, digo abominações, pois assim em varios lugar tem essa designação… a tais atos… acredito que já que busca servir ao Senhor deve lêr e conhecer toda a verdade… E ela é o que está lá…”Lembra algumas coisas nos foram oculta por causa da nossa maldade…

    Não tente se justificar diante DEle… ou se aceita o que está escrito o se é ateu… “incredulo”.

    A paz do Senhor Jesus. Que ele lhe abençoe e proteja.

  37. E se a sua conciência fala com vc, desperte para ela, o interior contradiz a sua aprovação,,, sendo assim está desaprovado por seu interior e prefere seguir seu esterior…

    pense nisso…

  38. E se a sua conciência fala com vc, desperte para ela, o interior contradiz a sua aprovação,,, sendo assim está desaprovado por seu interior e prefere seguir seu exterior… Lembre-se sempre ouve ess batalha em nós por fazer o que desaprovamos… mais é sempre a mesma história por não nos corrigirmos… não se é facil e as lutas são para serem vencidas… se justificar não é bom,,, bom é seguir o camhinho “Senhor Jesus” ou voltar atrás deixar o caminho da “Porta aberta”..

    Pense nisso

    Falo como homem…. mais a Biblia não está além do mar ou no céu para que digas.. Que pode ir até lá e a trazer para que eu o sirva?.

    Você não lembraria do Senhor nosso Deus, se estivesse em meios a gordura.. este mundo… Alegra-te mulher… e ousa a voz da coiciencia.

    E lembre que é pelo muito falar que vem a condenação.

    … O amom em Cristo..

  39. Lásaro,

    Para começar, se quer usar o nome da personagem biblica, o nome é Lázaro (e não lásaro!!). Agora será o Lázaro Rico ou o leproso? O referido por João 11 ou no evangelho de Lucas? O que lhe diz a sua consciência?!

    Poderia tentar dizer muita coisa e partir para a ignorancia, tal como o fez, mas como conhece tao bem a biblia, digo-lhe apenas: Não se preocupe connosco que ele sabe o que fazemos ou como estamos porque:

    “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.” (apocalipse2,19)

    Vá a procura de ovelhas noutro lugar!

  40. Lásaro,

    Começo por confessar que não percebi metade do que escreveu. E fiquei com dúvidas se terá percebido o texto, que já agora, era uma crítica à posição da Igreja em relação à contracepção.

    Percebi no entanto algumas ideias gerais que quero realçar, corrija-me por favor se eu estiver errada:
    – tanto eu como quem me comentou não sabemos do que falamos;
    É provável… mas como também me comentou…
    – homossexualidade é abominável;
    Hummm, uma paneleiragem que mete nojo… pois… ora faça-me o favor!!!!
    – Eu procuro servir o Senhor, mas devo ser burra e ignorante por causa da minha maldade;
    É possível.
    – Não devo justificar-me perante Deus, ou aceito o que é dito por homens em seu nome ou estou perdida sendo uma “incrédula”;
    A ver se percebi, não devo justificar-me perante Deus, basta que conte os meus segredos mais cabeludos ao padre e tá bom, tem lógica sim senhor.
    – O meu interior contradiz a minha aprovação;
    Claramente, seja lá o que for que isto queira dizer.
    – Ou se segue o “Senhor Jesus” ou se volta atrás ao caminho da “Porta aberta”;
    O caminho da “porta aberta” é um mau caminho, que as correntes de ar provocam gripes.
    – Quem está na gordura não se lembra de Deus;
    Ora esta parece-me ser das mais importantes, embora me confesse ignorante, talvez como se quer, para a entender. É gordura de sujidade, por exemplo no fogão ou gordura de ser gorda? É que eu sou magra, fiquei descansada, mas depois lembrei-me que ontem não lavei o fogão e tremi, ou melhor, temi.
    – Pelo muito falar vem a condenação.
    O que nos deixa aos dois em maus lençóis.😕

    Para si também.

  41. Apetecia-me fazer um comentario como o teu, mas como nao percebi mais de metado do que aquela alminha quis dizer, fiquei-me por o tranquilizar… Afinal Deus sabe o que cada um faz… Tal como tambem está na Biblia. Ups, so nao sei como é que eu sei tudo isto ja que nao a conheço.. :S

    Ele que, anda à procura das suas ovelhas, deve dirigir-se ao pasto mais proximo porque daqui nao leva nada…

    Beijocas

    ps – isso do fogão é mt grave😐

  42. Cátia,

    Eu ontem cheguei a casa, tarde e a más horas e li os comentários, mas não percebi peva. Hoje li mais duas vezes e acho que já entendi quase tudo. Perante a lógica apresentada, não se deve tentar perceber, deve-se ser “ignoarante” e seguir de olhos fechados, ora isso sem dúvida justifica as calinadas de raciocínio e os erros ortográficos, portanto estou certa, trata-se de uma ovelha e não de um pastor!

    Quanto a mim, estou irremediavelmente perdida, para começar, porque o meu interior contradiz a minha aprovação, só esta parte já é um pecado capital, depois atrevo-me a pensar e claramente não foi para isso que fui fabricada e pior ainda, falo muito e não limpo o fogão…

  43. Ana,

    Boa ideia. Afinal se “ousar” o que me foi dito: “Não tente se justificar diante DEle” – sendo assim e se bem me lembro da catequese devemos-nos confessar.

  44. Olhe menina Plim, fique a saber que ainda há-de querer beijos e eu não lhos dou!😛

    O boneco como eu sou uma pessoa generosa vou ensinar-lhe!
    : o – sem o espaço😮
    ou : shock : — que sem os espaços fica assim:😯

    Quanto a ti que te dizes minha prima, pufffff

  45. ‘Minha intenção não é ofender, mais como assim também está no livro da vida a da verdade” me parece que caiu nas mãos de corações quebrantado..” Em verdade não sou pastor e o Pastor que referi foi o Sr. Jesus Cristo… O nome Lásaro, assim como está escrito é o meu nome,,, mais preferiam ao criticar do que ao entender… Nisso sabeis se andam em mansidão de espirito.. mais nada que não devam ser corrigido… Quanto ao casso Homossexualidade, idólatria e outros parecidos… está escrito, em varios lugar de uma chace ao senhor lê.. e sirva… sou apenas mais um como vcs.. em busca da servidão à verdade… Não creio que isso seja ser burro… e me faz lembrar “Aquele que diz em conheço os mandamentos e não serve nele não está a verdade”. Eu não creio que lhe devo responder a respeito dos tais remédios…

    Quanto aos erros de português, são meros despertar para a cosciência.

    Nada de condenação tenho eu para com vosso grupo, mas vejo que já estão afinados e donos de vossos próprios pedestal… assim como muistos quando estão no topo, não é facil descer dele. e seguir um outro,,, muito menos um que quer que vão por amor, “Senhor Jesus”. Quanto a parte de se julgarem acho bom não o fazerem, cuidem-se de ver se andam de acordo com a vontade do Senhor nosso Deus… o resto e cuidado de vocês.

    A gordura por provavel sabes em que sentido mensionei… mais é do Senhor o conhecimento, e de nos o conhecer assim como o seguir..

    Saúde e muita paz a voz…

    De Mim, só agradesço, por tantos terem lido…

    Um abraço e que o “Sehhor os abençoe e proteja.”

    Novamente não cuidei
    de erros de português:
    e sim da boa expressão
    em palavras; mas como disse
    Sou homem e
    dou lhes a
    Biblía.
    Leia.

  46. Marta… nada tenho, pois entendi seu vocabulario, mais leia esse trecho do seu texto…

    Perante a lógica apresentada, não se deve tentar perceber, deve-se ser “ignoarante” e seguir de olhos fechados, ora isso sem dúvida justifica as calinadas de raciocínio e os erros ortográficos, portanto estou certa, trata-se de uma ovelha e não de um pastor!

    Acho que eu não devia mais lhe mandei.. . não busquei esse erro o ví por acaso.. A paz

  47. Lásaro,

    Está mesmo a falar a sério?
    Sinceramente precisei de ler os seus comentários várias vezes para os entender e mesmo assim não foi fácil.
    Não quero ser ofensiva, mas creio que é muita presunção da sua parte achar que pode saber algo sobre mim, sobre os meus comentadores, ou sobre o nosso caminho, apenas por ter lido um texto e meia dúzia de comentários onde basicamente se dizem larachas.
    Mas uma coisa posso garantir, se seguir o caminho de Deus é chamar os meus “irmãos” homossexuais de aberrações, eu não estou disponível para esse caminho. Mas eu acho que não é por aí.

    Não faço ideia de quem seja, se é burro, ou pastor ou uma excelente pessoa ou alguém que está a gozar com a minha cara, limitei-me a responder ao seu comentário ponto a ponto, usando uma boa dose de presunção, tal como usou no seu.

    Na verdade não comentou o texto, tentou evangelizar-me e confesso que isso me irritou, e ainda por cima fê-lo mal.

    Debata comigo ideias, diga-me o que pensa do assunto debatido no texto e eu garanto-lhe que não faço referência a erros ortográficos, mas sim ao assunto em questão.

    Quanto à gordura, quis fazer piada como percebeu, e modéstia à parte até acho que consegui, mas realmente não percebi.
    Gordura? O que é que a gordura tem que ver com Deus?

  48. Lásaro,

    Esse erro do meu texto era a cópia de um seu, mas falemos a sério.
    Na verdade não sei porque dá erros. Pode não ser Português ou ter estado fora de Portugal durante muito tempo, pode não ter querido aprender, ou simplesmente pode não ter tido a sorte e as oportunidades que eu tive. Seja qual for o motivo, não me dá o direito de gozar consigo. Mas que direito tem de me julgar a mim ou aos meus comentadores? Porque achou que poderia ensinar-me sobre Deus?
    Sabe se por um acaso eu sou lésbica? Já pensou se for esse o caso o que terei sentido ao ser chamada de abominação na minha própria casa?

    O Lásaro entrou a matar e eu parti para a ignorância. Quer começar de novo? Simplesmente ideias. Sem acusações nem gozos?
    Sabe, de todos os anónimos que por cá passaram, você foi o único que voltou, depois de lhe serem “lançados os cães”, por isso tiro-lhe o meu chapéu.

    Que vá em paz e que se quiser volte em paz!

  49. Se você tem duvida no que leu pesça ajuda mais o que lá está escrito é o que lá está escrito.. Bom justo e Reto.

    Toda via lembro que falo da Bíblia, porque bom é que ali esteja nosso proceder, para que não sejamos confundidos. …Fica fácil por lá.

    Tirar da Bíblia ou de minhas escritas a resolução sem ação, não é possível.

    Lembrem-se desse trecho: “Vá e “não peques mais”, a “tua fé” te salvou”.

    Para os tão preocupados com o vocabulário usei o Word para alguns reajustes e tirei um tempo a mais para esse mais só para esse.

  50. Lásaro,

    Suponho que seja Brasileiro, daí também algumas das minhas dificuldades em perceber. A forma de falar é diferente. As expressões são diferentes e com word ou sem word não muda muito.

    Pela sua resposta, julgo que não quer debater o texto, quer apenas salvar-me do pecado. Lamento… temos conceitos diferentes de pecado e ainda que percebesse bem o que diz, não me convenceria.

    Estou curiosa… que idade tem o Lásaro?

  51. Chegou a abominação! Cá estou eu de peito aberto (salvo seja) para defender as criaturas de Deus. Sim, senhor Lásaro, porque todos somos criaturas de Deus. E não é esse Deus (eu já disse isto mais do que uma vez, começo a ficar farta de repetir sempre a mesma coisa) que é supostamente descrito num livro escrito por homens, eles próprios pecadores. E sabe-se lá que distorções foram feitas ao texto original ou até ao texto oral! Deus quer lá saber se eu gosto de homens ou de mulheres! Acho que está mais interessado que eu espalhe o Bem, a Fraternidade, a Solidariedade, o Amor Universal. Conhece isso, não conhece senhor Lásaro?

  52. Cris,

    Pois é. É nesse que eu acredito. O do Bem, da Fraternidade, da Solidariedade, do Amor Universal.
    Parabéns por este comentário, por te apresentares de peito aberto.

    Beijinho grande!

  53. Vou escrever a todos nestas palavras:

    Acredite,,, tenho tentato achar pessoas, que como eu, não crê que foram homens/mulher.. maus, cruéis, idolatras, homicidas, inclinaveis, aldulteros, beberrões, etc. como nós criaturas DEle, e com toda a liberdade, como se dizem “com livre arbitrio”. “Que escreveram o nescessário a nós, .. é como dizem muitos, ..”bom, justo, e reto”.

    Mais, sóis como os que tenho ao meu lado… e volto a tua expressão, “agora sim cabe sua expressão”neste caso somos “Burros duros de redea” mas o Senhor meu Deus nosso criador é como vocês pensam,.. é Deus de amor,… mais lembrem-se que é “justo”… e terá que fazer a justiça. ……… Mensionei burro sem ofensa apenas usando a linguagem figurada.

    Poderia contar a vcs algo como se fosse uma parabola para que entendesse a parte do “justo”… mais se não tem a Bíblia encoste em uma livraria e antes de começar a lê-la se tomar a decisão de concordar com o caminho “O Senhor Jesus Cristo”, e a doutrina do Senhor nosso Deus… ajoelhe de preferência com ela na mão e faça usos de suas palavras antes de começa-la a ler, para que Ele note sua humildade.

    Tendo necessidade de lhes responder, digo-vos… Não sou a favor que deichem o uso natural para o contrário a natureza.. e o que faço atualmente assim como o Senhor pede, é orienta-lo e tentar, leva-los a lerem e conhecerem a vontade do Nosso Senhor e Deus, e sua Verdade. E como busco a salvação, não poderia deichar de compartilha-la.Pois lí e achei,,.. Bom, Justo e Reto… Seus mandamentos, leis, e estatutos… não sendo mais facil aplica-los,,, persisto para alcançar ao menos sua “Graça”.

    A paz a todos. e boa sorte..

    Que o Senhor nosso Deus nos abençoe e proteja, e use de sua miséricordia para conosco.

    Abraços…

    Ass.: Lásaro

  54. Marta.

    Não vou mais comentar nada,,
    pois vejo que quanto mais exponho mais nos
    condenamos pelas palavras.

    De mim só o melhor pra vc e seus companheiros.

    Ass.: Lásaro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s