momentos eternos

“… e de repente, como aos momentos algumas vezes acontece, tornou-se eterno.”

Saramago.

Leio a frase e lembro-me de ti. Existem muitos momentos eternos na minha vida e existes tu, que és eterno, para lá dos momentos e das memórias, por esta e por outras vidas. Talvez tu nem sejas desta vida, talvez tenhas chegado a mim, ou eu a ti, se é que isso importa (?), num jogo de gato e rato, num toca e foge de outras eras, de outras raças, de outros corpos. Não sei o dia em que chegaste, sei do dia em que te transformaste em gigante. Sei do instante em que ficaste eterno.
Voltávamos para casa numa tarde de sol, não sei o ano, não me apetece fazer a conta, sei que andávamos na primeira classe. Eu trazia a saia de pregas azul clara e nas costas a mochila de verniz vermelha. “O velho, o rapaz e o burro”, era a frase que memorizei por baixo do desenho impresso na aba. Tu, trazias o sorriso rasgado que sempre te caracterizou, as calças de bombazina azul escura e um pólo às riscas, branco e azul. Saltitavas ao meu lado, com os caracóis dourados brilhantes sob o sol e com uns olhos do tamanho do mundo ameaçavas tirar-me a saia. Fixei-te bem e naquele momento, eterno, decidi que te odiava, ainda sem saber que o ódio e o amor se tocam tantas vezes. Ao longo dos anos, sempre foi assim, odiei-te e amei-te, com a maior intensidade que conheço. Odeio-te ainda hoje, porque tiveste o desplante de partir sem fazermos as pazes, deixando-me a obrigação de te seguir noutra vida e a tarefa difícil de me tornar eterna, em ti.

Inspirado aqui.

2 thoughts on “momentos eternos

Deixe uma Resposta

