avó Mariana

Não foste o meu primeiro amor, mas estou certa de que serás o último. Enquanto encosto a cabeça no teu ombro, os teus braços me aconchegam o longo vestido branco e me conduzem pela melodia, recordo a avó Mariana e os Verões passados com ela na casa velha.
Depois do pequeno-almoço abria-se a porta pesada de madeira que dava para as escadas de pedra e eu estava livre para me dedicar à caça das osgas que espreitavam o sol nas gretas das pedras. Munida de uma arma complexa, um pau fininho, tentava inutilmente trespassá-las. Quem as devia caçar era o Pantufa, o gato, que eu batizei em homenagem ao cão da Anita, mas o preguiçoso preferia deitar-se ao sol na escada, qual osga, ou fugir de mim. Portanto, só eu podia proteger a avó Mariana do que ela apelidava de “bichos nojentos”.
As tardes eram passadas dentro de portas. O corredor largo que ligava as diversas divisões era o meu preferido. O velho soalho de madeira, ondulado pelos anos, movimentava-se e gemia debaixo dos meus pés e tanto podia correr-lhe em cima, desaforada, como rodopiar, angelical, ao som da música que chegava da sala verde onde a avó Mariana bordava junto à janela. Do avô Ernesto não tinha memória. Morrera pouco depois de eu nascer.
Às vezes ao final da tarde enquanto bebia chá da lúcia lima que vivia no canteiro ao lado da escada e o seu olhar se perdia para lá da janela adornada pelo grosso cortinado verde, vislumbrava-lhe uma pequena lágrima.
“Está triste avó?” – Perguntava-lhe a meio de um rodopio.
“Não Joaninha, estava a ver-te dançar e a lembrar-me do avô.” – Respondia-me enquanto se levantava e vinha dançar comigo. – “Estás a ficar uma mulherzinha. Um dia destes vais apaixonar-te.”
“E vou casar-me e ser muito feliz como os avós?”
“Claro que sim minha filha, o amor é simples, só precisas de escolher alguém com quem gostes sempre de dançar.”

Deixe uma Resposta

