as criancinhas

Abomino criancinhas no geral e os pais das criancinhas em particular, mas confesso aqui (aiii saudades, logo hoje) que algumas me tem roubado o coração.  Confesso também, com bastante vergonha é certo, que para mim, pior que criancinhas é as criancinhas serem ciganas. Como a vida me está a fazer engolir todas as minhas opiniões e conceções do mundo, heis que na semana passada caiu por terra mais um preconceito.

Parte do que faço é acompanhar os almoços das crianças. Falo com elas e convenço-as a comer, com uma moralidade que não existe em mim, porque eu própria em tantos e tantos dias faço asneiras das gordas e salto refeições e…, mas adiante, falava-vos eu do Tomás, um menino cigano, lindo de morrer, pele morena, cabelo claro, olhos verdes. O Tomás é um miúdo problemático, talvez por isso me tenha conquistado no primeiro dia. O Tomás sentou-se na mesa do refeitório e as meninas que estavam naquela ponta da mesa saíram todas com risinhos idiotas, reconheço-os bem, já os tive com a idade delas. Não percebi de imediato o que se passava e perguntei às miúdas, em tom de brincadeira se estavam a ir em romaria a algum lado, uma delas olhou-me e disse-me:

“Olha, não sei o que é isso, mas deve ser!”

Não lhe dei grande importância e dirigi-me ao miúdo solitário na ponta da mesa. Cabeça baixa, olhos lacrimejantes.

“Olá! Como é que te chamas?”

“Tomás.”

“Olá Tomás, eu sou a Marta, porque é que não foste com as tuas amigas?”

“Eu não tenho amigos, têm nojo de mim.”

Senti de imediato um soco no estômago e de lágrimas fáceis como ando, apeteceu-me dar-lhe colo e chorar com ele, naturalmente não o fiz. Pus-me de cócoras ao lado dele, afaguei-lhe o ombro com a minha mão direita e tentei desviar a cabeça, com medo de eventualmente haver piolhos por ali (Roma e Pavia não se fez num dia tá? Preciso de algum tempo para me livrar dos preconceitos😛 ).

“Oh Tomás, que disparate! É claro que tens amigos!” – Enquanto lhe disse isto, por cima do ombro dele fitei a miúda com quem tinha trocado as palavras. E nesse momento fiquei com fé na raça humana. A miúda levantou-se, agarrou no tabuleiro e veio sentar-se na frente dele. Logo depois voltaram todas e rodearam-no, eu levantei-me, fingi que não dei crédito a nada e disse-lhe que estava de olho nele, queria tudo comido e poucas desculpas. Pouco depois passei pela miúda e disse-lhe baixinho:

“Estou muito orgulhosa de ti querida.”

E pronto, o mundo está mau, os adultos não prestam e são burros no geral e muitos que eu conheço no particular, as criancinhas, embirrantes e barulhentas são educadas por esses adultos, mas talvez, talvez, uma ou outra tenha potencial de se salvar!

Enfim, eu não vou nem quero salvar o mundo, tomara eu salvar-me a mim, mas o Tomás, almoça todos os dias acompanhado e porta-se mal o suficiente, para todos os dias eu ralhar com ele… com um carinho enorme!

6 thoughts on “as criancinhas

  1. para mim é a descoberta de uma nova faceta da sua pessoa…que a sua pessoa não sabia que existia ou seja… afinal gosta de crianças… desde que tenham “olhos verdes e pele morena”…😉
    ps. cuidado..com esses “gostos”… a diferença de idades esta na moda… ( veja se o caso do Pinto da Costa por ex. ) mas… pode trazer problemas… incluindo de saúde, monetários … entre outros…🙂 bj

  2. Como tu própria dizes: és uma besta… mas eu acrescento: uma besta… mas com o coração mole! E isso é o que faz de ti a pessoa que eu gosto! E acho que sim, ainda vais sentir saudades das criancinhas!😉🙂

  3. Coxinho, deixe-me começar por lhe dar as boas vindas e dizer-lhe que o nome lhe acenta que nem uma luva. 😆
    Quanto ao resto sossegue, continuo com as idades afinadas. 😜

Deixe uma Resposta

